15/03/2024 às 20:03

Resíduos são retirados das quadras 701 a 710; iniciativa abrange diversas áreas públicas

Uma operação conjunta de combate à dengue e conscientização da população resultou na retirada de 145 toneladas de entulhos, lixos e materiais inservíveis das quadras 701 a 710 da Asa Norte. Em andamento desde janeiro, a ação visa eliminar possíveis focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença, e conscientizar os moradores sobre a importância do descarte adequado de resíduos.

Na sexta-feira (15), apenas na Asa Norte, cerca de 50 toneladas de resíduos foram recolhidas das ruas, incluindo eletrodomésticos, latas, garrafas, vasos sanitários, lixo verde e pneus velhos. Além da remoção de entulhos, a operação também inclui a aplicação de larvicida em possíveis focos do mosquito.

O administrador do Plano Piloto, Valdemar Medeiros, destaca a importância da participação da comunidade no combate à dengue: “O objetivo é incentivar o morador a fazer o descarte adequado desses tipos de materiais, que muitas vezes estão armazenados no fundo do quintal, podendo acumular água e servir de criadouro para o mosquito”.

Moradores também elogiaram a iniciativa e ressaltaram a necessidade de colaboração de todos para evitar a proliferação do mosquito. Euclides de Souza, morador da Asa Norte há 45 anos, destacou: “Acho muito importante esse trabalho de visitar as casas. Mas não adianta a administração fazer esse serviço e a população não ajudar. É preciso que todos tenham consciência de descartar o lixo da maneira correta e evitar deixar água parada no quintal”.

A operação, realizada em parceria com o programa GDF Presente, Vigilância em Saúde, Novacap, SLU, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e DF Legal, continuará nas próximas semanas nas quadras 400 e 900 das asas Sul e Norte, além do Noroeste, como parte do esforço contínuo para prevenir a propagação da dengue na região.

Fonte: Agência Brasília

 

Share.