Candidatos a brigadistas florestais passam por testes físicos e práticos no Parque Ecológico Ezechias Heringer
Da Redação
4 de junho de 2024 – O Instituto Brasília Ambiental publicou hoje no Diário Oficial do Distrito Federal o resultado final da análise curricular dos candidatos no processo seletivo para a contratação de 150 brigadistas florestais. A seleção segue agora para a terceira fase, com a convocação dos candidatos para os testes de aptidão física (TAF) e de habilidades no uso de ferramentas agrícolas (Thufa). Esses testes, que possuem caráter eliminatório e classificatório, são essenciais para definir a lista final dos selecionados.
As avaliações serão realizadas nesta quinta (6) e sexta-feira (7) no Parque Ecológico Ezechias Heringer, no Guará. Os testes de habilidade (Thufa) terão início às 8h na área 27 do parque, enquanto os testes físicos (TAF) começarão às 13h, na sede da unidade de conservação.
Orientações para participação
Os candidatos convocados estão organizados por ordem alfabética: aqueles com nomes que começam com letras de A a J realizarão os testes na quinta-feira; os demais, com nomes a partir de K, farão a avaliação na sexta-feira. É obrigatório chegar ao local com uma hora de antecedência para assinatura e identificação. Candidatos que não estiverem presentes no horário estipulado serão desclassificados.
Para casos em que seja necessária a alteração do dia de realização dos testes, os candidatos devem enviar um e-mail com justificativa para ccbf@ibram.df.gov.br até as 15h desta quarta-feira (5). É obrigatório apresentar um documento de identificação original e válido para participar dos testes.
Trajes e equipamentos
Os participantes devem trajar calça comprida, camiseta de manga curta ou longa e calçado fechado. Trajes inadequados resultarão na eliminação do candidato. A orientação é também que levem água, lanche, repelente e protetor solar, visando o conforto e a segurança pessoal.
A contratação desses 150 brigadistas integra o Plano de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Ppcif), coordenado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Proteção Animal do DF (Sema). Os profissionais selecionados atuarão nas unidades de conservação do Distrito Federal e poderão ser mobilizados em operações conjuntas com o Corpo de Bombeiros Militar do DF (CBMDF).
Para mais detalhes, acesse o edital nº 6/2024, que traz a lista definitiva dos candidatos aprovados na segunda etapa do processo seletivo.