Espaço passa por sua primeira grande reforma em 67 anos e ganha áreas interativas

-Da Redação-

22 de novembro de 2024 – Fechado há dois anos, o Museu de Ciências Naturais do Zoológico de Brasília está em reta final de obras para ser reinaugurado em breve. Com novas alas e atrações, o espaço promete surpreender o público, destacando curiosidades sobre os animais do Cerrado e do Pantanal, além de promover a conscientização sobre a biodiversidade e a preservação ambiental de maneira lúdica e educativa.

Visitante frequente do Zoológico, a professora Marise Pantel de Almeida, 61, destacou a relevância do museu como ferramenta de aprendizado. “As pessoas precisam dessas vivências e informações. Ver os animais ao vivo e ainda ter acesso a esse espaço educativo, onde se aprende sobre a história das espécies, é essencial”, afirmou.

Essa é a primeira grande reforma do museu desde a inauguração do Zoológico, há quase 67 anos. Segundo o diretor-presidente da instituição, Wallison Couto, a obra inclui a substituição do piso, a modernização da rede elétrica e um sistema de iluminação versátil para diferentes áreas de exposição. “Nossa gestão priorizou essa reforma no final do ano passado. Inicialmente, era uma obra simples, mas decidimos ampliar o projeto devido à alta demanda do público”, explicou Couto.

O investimento de aproximadamente R$ 160 mil inclui, além das reformas estruturais, a criação de um museu digital, voltado especialmente para o público infantil. “Queremos modernizar o espaço e torná-lo interativo, conectando as crianças de forma inovadora aos animais e ao meio ambiente”, frisou o diretor.

Novidades e novas atrações

Com o espaço reformado e ampliado, o museu contará com novidades como a área osteotécnica, onde estarão expostos ossos de animais icônicos, incluindo os elefantes Babu e Nelly – a primeira elefanta a habitar o Zoológico de Brasília e o primeiro animal da instituição. Além disso, o museu continuará oferecendo visitas guiadas, sendo um dos dois espaços do zoológico com essa modalidade.

A aposentada Celina Ciqueira, 60, que veio de São Paulo para visitar o Zoológico de Brasília, ficou entusiasmada com a reabertura do museu. “É maravilhoso, porque pessoas de todas as idades podem aprender mais. Não é só sobre os animais, mas também sobre o bioma e a história. Isso engrandece a experiência e valoriza Brasília”, comentou.

A reinauguração do Museu de Ciências Naturais reafirma o compromisso do Zoológico de Brasília em oferecer experiências culturais e educativas para visitantes de todas as idades, destacando a rica biodiversidade brasileira.

Share.