16/03/2024 às 10:13

Programa Empreender e Inovar busca melhorar a gestão dos negócios rurais há oito anos

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF) deu início a mais uma edição do programa Empreender e Inovar, cujo objetivo é capacitar produtores rurais para a gestão financeira e administrativa de seus negócios. As primeiras aulas, realizadas na quinta e sexta-feira (14 e 15), contaram com a participação de 55 pessoas.

O programa existe há oito anos e concentra-se na qualificação por meio de aulas teóricas e acompanhamento próximo dos empreendimentos que se inscrevem. Segundo o coordenador do programa, Carlos Goulart, a extensão rural desempenha um papel crucial ao oferecer suporte aos produtores, não apenas em aspectos técnicos, mas também nas questões administrativas.

“Goulart ressalta que o Empreender e Inovar surgiu da percepção de que os pequenos empreendedores rurais enfrentavam dificuldades para obter renda, apesar da alta tecnificação. O programa foi estruturado com foco na administração financeira da propriedade, abordando temas como desenvolvimento de plano de negócios e planilhas de custos para ajudar os produtores a gerir suas atividades de forma lucrativa”, explicou.

Durante as duas primeiras aulas, foi apresentado um resumo do programa, incluindo noções de plano de negócios e planilhas de custos. Os participantes também elaboraram um resumo de plano de negócios como exercício prático, visando destacar a importância da gestão no planejamento das atividades agrícolas.

Nas próximas semanas, os extensionistas dos escritórios locais, em conjunto com a equipe da Gerência de Desenvolvimento Econômico (Gedec) da Emater-DF, selecionarão os produtores mais aptos a aderir ao Empreender e Inovar, considerando o interesse dos empreendedores, capacidade de produção e demandas regionais de mercado. Os empreendimentos cadastrados receberão visitas frequentes dos técnicos da Emater-DF para um acompanhamento detalhado da gestão.

O presidente da Emater-DF, Cleison Duval, saudou os participantes do curso, destacando o papel da empresa como disseminadora de conhecimento e anunciando a variedade de cursos de capacitação que serão oferecidos ao longo do ano. “Estamos de portas abertas para receber vocês com atividades abordando todas as áreas da cadeia produtiva agropecuária. A Emater-DF é a nossa casa”, afirmou.

Além de empreendedores e trabalhadores rurais, as duas primeiras aulas contaram com a participação de extensionistas da Emater-DF. Goulart ressalta a importância de mudar toda uma cultura, não apenas dos produtores, mas também dos técnicos, ao falar sobre gestão do agronegócio. “Temos aprendido bastante nos últimos anos, o que nos leva a aperfeiçoar a metodologia”, concluiu.

Fonte: Agência Brasília

Share.