Furtos de fiação elétrica aumentam os riscos de choques e causam grandes perdas à CEB

Da Redação

20 de maio de 2024 – O roubo de cabos e o vandalismo contra postes de iluminação pública têm causado sérios danos à rede elétrica da capital federal, elevando os riscos de choques elétricos e gerando prejuízos milionários. No ano passado, a Companhia Energética de Brasília (CEB Ipes) registrou o furto de mais de 89 km de cabos, o que resultou em um custo de aproximadamente R$ 1,8 milhão para os cofres públicos. Em 2024, até março, o roubo de outros 9 km de fiação gerou mais R$ 200 mil em despesas com reposição.

O Plano Piloto é a região mais afetada, com 270 ocorrências no ano passado e 50 casos apenas nos primeiros três meses de 2024. Sobradinho também registrou 70 furtos em 2023, e já foram registrados 7 episódios este ano.

Edison Garcia, presidente da CEB Ipes, alerta sobre os perigos do vandalismo na infraestrutura pública de iluminação: “Os criminosos quebram as portas de acesso para manutenção e cortam a fiação, deixando os fios expostos. Isso pode eletrificar os postes e causar choques fatais”, explica.

Risco de choques elétricos

O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) recebe frequentemente chamados para atender vítimas de choques elétricos, especialmente em períodos de chuva. O tenente Mauro Coimbra alerta que, nos casos mais graves, a vítima pode não conseguir se soltar da fonte elétrica, o que aumenta o risco de lesões fatais. “O ideal é não tentar interferir, pois o risco de ser também eletrocutado é imediato”, orienta Coimbra, recomendando acionar os bombeiros pelo telefone 193.

O médico Franklin Pereira dos Santos, chefe do serviço de cirurgia-geral do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM), enfatiza que choques elétricos podem causar danos graves, desde queimaduras até parada cardiorrespiratória, dependendo da intensidade da corrente elétrica. “Em casos graves, a urina escura pode indicar lesões musculares e renais sérias”, alerta.

Denúncias

A população é incentivada a denunciar furtos de cabos ou atos de vandalismo à Polícia Militar do DF pelo telefone 190. Para solicitações de manutenção em pontos de iluminação pública, é possível entrar em contato com a CEB Ipes por meio do telefone 155, do aplicativo Ilumina DF ou pelo site da companhia.

Créditos: Agência Brasília

Share.