Nova estrutura busca oferecer mais eficiência e qualidade no atendimento a entidades e profissionais do setor
-Da Redação-
2 de dezembro de 2024 – O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) contará com uma nova diretoria específica para a fiscalização e credenciamento de empresas e profissionais do setor de transporte escolar, centros de formação de condutores, despachantes e clínicas. O decreto que autoriza a criação da Diretoria de Credenciamento de Entidades e Profissionais (Dicrep) foi assinado pelo governador Ibaneis Rocha no início deste mês.
A medida transforma a antiga Coordenação de Gestão de Credenciamento de Entidades e Profissionais (Cocrep) em uma diretoria, com o objetivo de tornar os serviços mais ágeis e eficazes. Além disso, a nova estrutura inclui a criação da Gerência de Credenciamento ao Transporte Escolar (Gerte), mantendo as gerências já existentes, como a de Fiscalização Administrativa e Análise de Recursos e de Credenciados (Gerfad) e a de Credenciamento de Entidades e Profissionais (Gercre).
“O transporte escolar é essencial para o Distrito Federal, e essa mudança atende a uma demanda antiga da categoria. Com mais segurança e eficiência, fortalecemos o atendimento a quem transporta nossos estudantes”, afirmou o governador Ibaneis Rocha.
Fortalecimento do atendimento
O diretor-geral do Detran-DF, Takane Kiyotsuka do Nascimento, destacou que a reestruturação permitirá um atendimento mais robusto, especialmente para os profissionais de transporte escolar, que há anos solicitavam melhorias no serviço. “Tínhamos uma carência de servidores que dificultava os processos. Com a criação dessa diretoria, os profissionais terão mais dignidade e facilidade no atendimento”, ressaltou.
Para o presidente do Sindicato de Transportes Escolares de Brasília (Sintresc-DF), Nazon Simões, a criação da Dicrep representa um avanço importante. “Essa era uma reivindicação antiga. Hoje enfrentamos dificuldades porque não havia um setor exclusivo. Representamos 1.400 permissionários e 2.500 veículos que transportam, em média, 30 alunos cada. Essa mudança vai beneficiar diretamente o futuro do nosso país: as crianças”, comentou.
Modernização e reforço de pessoal
Nos últimos anos, o Governo do Distrito Federal tem investido na modernização do Detran. Recentemente, foram nomeados 57 novos servidores, incluindo nove analistas e 48 técnicos de trânsito, totalizando 123 novos profissionais contratados em 2024. Com as novas nomeações, o efetivo do órgão alcançou cerca de 1,4 mil servidores.
Além disso, o GDF implementou benefícios como a Gratificação da Carreira Atividades de Trânsito (GCAT) e a Gratificação de Compensação Orgânica (GCO), além de atualizar o valor do auxílio-alimentação para os servidores.
Essas iniciativas reforçam o compromisso do governo com a modernização do Detran-DF e a valorização de seus profissionais, contribuindo para um trânsito mais seguro e eficiente no Distrito Federal.