Mais de cem UBSs em Brasília garantem continuidade do ciclo vacinal com o imunizante Qdenga

Da Redação

16 de maio de 2024 – Mais de cem Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Brasília estão aplicando a segunda dose da vacina contra a dengue, etapa essencial para garantir a proteção total dos jovens. A Secretaria de Saúde (SES-DF) orienta que os adolescentes que receberam a primeira dose voltem aos postos para completar o ciclo vacinal, respeitando o intervalo de 90 dias para obter a eficácia completa do imunizante Qdenga. A data da segunda dose está indicada na caderneta de vacinação.

A segunda dose está disponível para jovens entre 10 e 14 anos, inclusive em unidades da rede complementar. Contudo, adolescentes fora dessa faixa etária que tomaram a primeira dose em clínicas privadas, no momento, não terão acesso à segunda dose na rede pública.

Uma exceção ocorre para cerca de 3,5 mil crianças de 6 a 9 anos e adolescentes de 15 e 16 anos que receberam a primeira dose na rede pública em abril, durante uma ampliação da faixa etária autorizada pelo Ministério da Saúde. Esses jovens receberão a segunda dose no final de julho, respeitando o intervalo de 90 dias.

Para a imunização, os responsáveis devem levar os adolescentes ao local de vacinação com documento de identidade e a caderneta de vacinação. Se o jovem foi diagnosticado com dengue no período entre as doses, é necessário respeitar um intervalo mínimo de 30 dias após a infecção para a próxima aplicação.

Até o momento, a SES-DF já administrou mais de 57 mil doses da vacina contra a dengue, e a primeira dose continua disponível para adolescentes entre 10 e 14 anos que ainda não iniciaram o ciclo de imunização.

*Com informações da Secretaria de Saúde

Créditos: Agência Brasília

Share.
Exit mobile version