More
    HomeDESTAQUE DFProjeto capacita mais de 200 jovens em fotografia e marketing digital em...

    Projeto capacita mais de 200 jovens em fotografia e marketing digital em Sobradinho

    Por Kleber Karpov

    Mais de 200 adolescentes em situação de vulnerabilidade de Sobradinho I e II estão a receber qualificação profissional em áreas como fotografia, marketing digital e pilotagem de drones. A iniciativa faz parte do projeto Empoder@ Galer@, uma parceria entre a Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania (Sejus-DF) e o Instituto Epuranios, que utiliza recursos do Fundo dos Direitos da Criança e do Adolescente (FDCA-DF) para promover a transformação social.

    Desde junho, o projeto oferece aulas práticas para jovens de 12 a 17 anos, que podem escolher mais de um curso. Alice Sophia, de 13 anos, aluna de fotografia, elogia a metodologia. “Eu tenho gostado muito das aulas, porque os professores conseguem nos ensinar de uma maneira profissional e muito dinâmica”, relata a estudante, que sonha em seguir carreira na área.

    Acolhimento e apoio

    Ana Paula Barbosa, coordenadora do curso do Intituto Epuranios em Sobradinho – Foto: Jhonatan Vieira/Sejus

    Além do ensino técnico, o projeto se tornou um espaço de acolhimento. A coordenadora, Ana Paula Barbosa, explica que a equipe busca suprir outras necessidades dos jovens. “Em pouco tempo, percebemos que alguns adolescentes chegavam sem comer ou precisando de apoio psicológico, e buscamos suprir essas necessidades. Aqui é um espaço de aprendizado, mas também queremos fazer a diferença na vida deles”, afirma.

    Para ampliar a vivência prática, os estudantes também foram convidados a estagiar em um festival musical em outubro.

    Investimento no futuro

    A secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, destaca a importância da capacitação para romper ciclos de vulnerabilidade. “Investir em educação para os nossos jovens é investir no futuro de toda a comunidade. Só enfrentando a desigualdade poderemos garantir às próximas gerações mais dignidade e consciência”, afirma.

    Os cursos têm duração de seis meses, com formatura prevista para dezembro. O sucesso da iniciativa já gerou uma lista de espera com 200 adolescentes para o próximo ciclo, que começa em fevereiro de 2026.

    [xyz-ihs snippet=”KLEBER-KARPOV”]

     

    mais lidos

    WeCreativez WhatsApp Support
    Sugira uma pauta ao Portal Comunicar, retornamos o mais breve possível!
    👋 Qual a sua sugestão?