More
    HomeDESTAQUE DFProjeto Brasília em Equilíbrio debate saúde mental com 2 mil pessoas no...

    Projeto Brasília em Equilíbrio debate saúde mental com 2 mil pessoas no Parque Olhos d’Água

    Por Kleber Karpov

    O projeto Brasília em Equilíbrio reuniu, neste domingo (28/Set), mais de duas mil pessoas no Parque Olhos d’Água, na Asa Norte, para uma manhã de atividades focadas no cuidado emocional. A iniciativa, promovida pela Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF) em parceria com o Instituto Formando Campeões Para a Vida, ofereceu palestras e workshops gratuitos sobre temas como luto e ansiedade.

    Ana Paula Pinheiro: ” Quando a população tem apoio para cuidar da mente, temos lares mais pacíficos e menos problemas de justiça” | Fotos: Caitano Azevedo/Sejus

    Em sua sexta edição, o projeto busca criar espaços de acolhimento para estimular o empoderamento e a autoestima. “Falar de saúde mental é, sem dúvida, uma questão de saúde pública. Quando a população tem apoio para cuidar da mente, temos lares mais pacíficos e menos problemas de justiça”, afirmou a arquiteta Ana Paula Pinheiro, 53 anos, participante do evento.

    Acolhimento e inovação

    Mônica Nóbrega coordena a iniciativa e explica que ela foi criada após a percepção de que “as pessoas estão cada vez mais ansiosas e depressivas”

    Os workshops foram conduzidos por profissionais como a hematologista e paliativista Laura Ferraz, a neuropsiquiatra Henriqueta Camarotti e a psicóloga Camila Pasquarelli. Uma das novidades desta edição foi a prática de meditação voltada a jovens e adultos neurodivergentes, com foco em Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e Transtorno do Espectro Autista (TEA), conduzida pelo professor Jacques Sanfilippo, servidor da Sejus.

    A coordenadora do projeto, Mônica Nóbrega, explicou a origem da iniciativa. “Percebemos que as pessoas estão cada vez mais ansiosas e depressivas. A ideia foi criar um evento em meio à natureza, com especialistas de alto nível. O apoio da Sejus foi fundamental para transformar esse propósito em realidade, beneficiando toda a população”, afirmou.

    Política de cuidado

    Para a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, o projeto se alinha a uma política contínua de cuidado comunitário. “Investir em saúde mental reduz a violência, fortalece as famílias e evita custos sociais no futuro. Isso mostra que os recursos públicos podem — e devem — ser aplicados para garantir o bem-estar coletivo, unindo especialistas, comunidade e governo em uma agenda urgente”, ressaltou a secretária.

    [xyz-ihs snippet=”KLEBER-KARPOV”]

     

    mais lidos

    WeCreativez WhatsApp Support
    Sugira uma pauta ao Portal Comunicar, retornamos o mais breve possível!
    👋 Qual a sua sugestão?