25/03/2024 às 14:20

Ex-jogador é liberado após 14 meses, mas enfrenta restrições e apelações judiciais

Daniel Alves foi liberado da prisão nesta tarde (25) após pagar uma fiança de um milhão de euros (cerca de R$ 5,4 milhões). O pagamento foi efetuado pela manhã, mas a soltura ocorreu por volta do meio-dia (horário de Brasília). Acompanhado por sua mãe, Marcia Lúcia, e pelos advogados Inés Guardiola e Miraida Puente Wilson, o ex-jogador deixou a prisão Brians 2, em Barcelona, onde estava detido desde janeiro de 2023, quando se entregou à polícia.

Após cinco tentativas, a defesa de Daniel Alves conseguiu a liberdade provisória, concedida pela justiça espanhola na última quarta-feira, mas dependente do pagamento da fiança.

Contudo, o ex-jogador está sujeito a uma série de restrições. Ele não pode se aproximar da vítima, terá seus passaportes retidos e está proibido de deixar a Espanha, além de ter que se apresentar à justiça espanhola todas as sextas-feiras.

Daniel Alves foi condenado a quatro anos e seis meses de prisão por estupro, mas tanto a defesa quanto a acusação preparam recursos para contestar a sentença perante a corte.

Ministério Público e acusação particular movem ações para revogar a liberdade provisória. Na última sexta-feira, o Ministério Público espanhol entrou com recurso, argumentando o risco de fuga do ex-jogador. Já a acusação particular recorrerá hoje da decisão da Justiça de Barcelona, defendendo a permanência de Daniel Alves na prisão até cumprir metade da pena. Destaca-se ainda o “elevado risco de fuga” e a dificuldade de extradição de brasileiros natos pelo Brasil, além da alta capacidade econômica de Daniel Alves e de seu círculo próximo, apontada pela acusação.

Fonte: UOL

Share.