Brasilia DESTAQUE DF

GDF prepara instalação de 220 câmeras para reforçar segurança em passagens subterrâneas

Shares

Por Kleber Karpov

O Governo do Distrito Federal (GDF) prepara uma ação para reforçar a segurança nas passagens subterrâneas do Plano Piloto com a instalação de cerca de 220 câmeras de segurança. Equipes da Novacap e da Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF) visitaram as estruturas na Asa Sul, nesta quarta-feira (1º/Out), para avançar na elaboração de um acordo de cooperação técnica que prevê o monitoramento em tempo real para inibir a criminalidade e o vandalismo.

Monitoramento 24 horas

O presidente da Novacap, Fernando Leite, informou que a companhia está finalizando o edital para a compra e manutenção dos equipamentos. “O projeto já está pronto e, nos próximos dias, vamos publicar a licitação”, destaca o gestor.

O vídeo-monitoramento será integrado ao Centro Integrado de Operações de Brasília (Ciob), além de alimentar uma central de controle na própria Novacap. Segundo o secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar, a medida é parte de um plano mais amplo. “Outras iniciativas vão ser pensadas para que o cidadão sinta-se cada vez mais seguro para fazer suas travessias nessas estruturas”, garante Avelar.

Reformas em andamento

A ação de segurança complementa um projeto de reforma das passagens, que já recebe R$ 4 milhões em investimentos. Os serviços incluem pintura, recuperação de pisos, troca de grelhas e manutenção da iluminação. A obra na passagem da Quadra 102 Sul já foi concluída, e a da 104 Sul tem previsão de término ainda em outubro.

O diretor das Cidades da Novacap, Raimundo Silva, apela à colaboração da comunidade. “A preservação das passagens subterrâneas do Plano Piloto depende não somente da ação do poder público, mas também da participação ativa dos moradores”, aponta.

[xyz-ihs snippet=”KLEBER-KARPOV”]

 

BehanceBehance
WeCreativez WhatsApp Support
Sugira uma pauta ao Comunicar News, retornamos o mais breve possível!
👋 Qual a sua sugestão?