10/03/2024 às 11:15
Desafio para a seleção brasileira contra as norte-americanas
O Brasil enfrenta os Estados Unidos, a partir das 21h15 (horário de Brasília) deste domingo, no Snapdragon Stadium, em San Diego (Estados Unidos), pela decisão da primeira edição da Copa Ouro de futebol feminino.
Para a seleção brasileira, esta final é um grande desafio, pois as norte-americanas têm uma ampla vantagem na história dos confrontos: em 30 jogos, houve 23 vitórias dos EUA, 4 empates e apenas 3 triunfos brasileiros. O último enfrentamento entre as equipes foi no ano passado, durante a Copa She Believes, quando as norte-americanas venceram por 2 a 1.
Na Copa Ouro, o Brasil faz uma campanha perfeita até aqui, com cinco vitórias: Porto Rico, Colômbia e Panamá na fase de grupos, a Argentina nas quartas de final e o México nas semifinais.
Maior vencedora de Copas do Mundo, com quatro títulos, a seleção norte-americana é uma das forças do futebol feminino na atualidade. Apesar de contar na Copa Ouro com a experiente Alex Morgan, que já marcou duas vezes na competição, os Estados Unidos também têm como destaques as jovens atacantes Trinity Rodman, Sophia Smith e Jaedyn Shaw.
Os Estados Unidos chegam à decisão com uma campanha pior que a do Brasil. As norte-americanas estrearam com uma goleada de 5 a 0 sobre a República Dominicana. Depois bateram a Argentina por 4 a 0. Porém, diante do México, perderam de 2 a 0. Nas quartas de final, venceram a Colômbia por 3 a 0 e superaram o Canadá na disputa de pênaltis para alcançarem a final da Copa Ouro.
A edição inaugural da Copa Ouro feminina, competição organizada pela Concacaf, conta com a participação de quatro equipes convidadas da Conmebol: Brasil, Colômbia, Argentina e Paraguai. Essas seleções foram as semifinalistas da última edição da Copa América Feminina.