Governador participou da cerimônia de apresentação da nova diretoria da NTU e defendeu políticas de democratização do transporte coletivo na capital
O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, participou na noite desta terça-feira (27) da cerimônia de posse da nova diretoria da Associação Nacional de Empresas de Transporte Urbano (NTU), realizada no Setor de Clubes Esportivos Sul, em Brasília. Durante o evento, o chefe do Executivo ressaltou os avanços nas políticas de mobilidade urbana e destacou o compromisso do GDF com a democratização do transporte público.
“Brasília tem sido exemplo de um transporte público democrático. Oferecemos gratuidade para estudantes, pessoas com deficiência e, agora, com o programa Vai de Graça, garantimos acesso gratuito a ônibus e metrô aos domingos e feriados, ampliando o direito de circulação pela cidade”, afirmou o governador.
Ibaneis também enfatizou os investimentos realizados para modernizar a frota e ampliar o acesso ao transporte coletivo. “Temos a maior frota de ônibus novos do Brasil, resultado de uma parceria eficaz entre o governo e as empresas do setor. Ainda há desafios, mas Brasília já se destaca como referência e queremos avançar ainda mais”, completou.
Investimentos em mobilidade
Nos últimos anos, o Governo do Distrito Federal tem promovido uma série de ações voltadas à melhoria da mobilidade urbana, como a renovação da frota de ônibus, o retorno dos veículos de pequeno porte conhecidos como “zebrinhas”, e a ampliação da malha metroviária. As tarifas também estão congeladas desde 2020 e permanecerão sem reajustes até o fim de 2026.
Outro destaque é a transição para uma frota mais sustentável, com a previsão de 90 ônibus elétricos circulando pela capital. Além disso, o GDF oferece isenção de IPVA para veículos elétricos e híbridos e está instalando 130 eletropostos em pontos estratégicos do DF. Em parceria com a Neoenergia, também será implantado um posto de abastecimento de hidrogênio verde, consolidando Brasília como polo de inovação em energia limpa.

“Brasília tem dado um exemplo importante pelo fato de ter uma política tarifária em que o subsídio garante a remuneração das empresas, ao mesmo tempo que possibilita uma tarifa módica”, destacou o diretor executivo da NTU, Francisco Christovam
Nova diretoria da NTU
Na ocasião, a NTU apresentou sua nova diretoria para o biênio 2025/2027. O Conselho Diretor será presidido por Edmundo Pinheiro, com Mauro Artur Herszwicz como vice. Francisco Christovam e Marcos Bicalho foram reconduzidos aos cargos de diretor executivo (CEO) e diretor de gestão, respectivamente, enquanto Matteus Freitas assume como diretor técnico.
Durante a solenidade, Edmundo Pinheiro ressaltou o papel de Brasília como modelo nacional. “Desde a pandemia, o transporte público perdeu espaço para o transporte individual em muitas cidades, mas Brasília seguiu na contramão. Hoje, a capital tem uma demanda superior à registrada antes da pandemia e a frota mais nova do país, reflexo de uma política pública eficiente”, pontuou.
O diretor executivo da NTU, Francisco Christovam, reforçou a importância do transporte coletivo para a integração dos serviços públicos. “Sem transporte, o cidadão não chega ao hospital, à escola ou ao local de trabalho. É um serviço essencial. E Brasília tem mostrado que é possível manter uma tarifa acessível graças ao subsídio público, garantindo equilíbrio econômico às empresas e mais acesso à população”, concluiu.