Por Kleber Karpov
Representantes do poder público e da sociedade civil se reúnem, nesta quinta (2) e sexta-feira (3), para a IX Conferência Distrital de Direitos Humanos, na Asa Sul. Promovido pelo Conselho Distrital de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos (CDPDDH), vinculado à Sejus-DF, o evento tem como objetivo debater violações de direitos fundamentais e elaborar propostas para fortalecer a democracia e resistir a retrocessos.
O tema central do encontro é “Por um sistema nacional de direitos humanos: consolidar a democracia, resistir aos retrocessos e avançar na garantia de direitos para todas as pessoas”. A secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, destaca a importância do evento. “A consolidação de políticas públicas mais justas e alinhadas com os princípios dos direitos humanos começa quando a sociedade dialoga e participa ativamente dessas discussões”, afirma.
Propostas e eleição
Durante os dois dias de evento, 200 delegados, observadores e convidados trabalharão divididos em seis eixos de debate, como “Enfrentamento das violações e retrocessos” e “Justiça climática, meio ambiente e direitos humanos”.
A principal missão dos participantes é elaborar um relatório com até 21 propostas de atuação para o Distrito Federal. Além disso, a conferência elegerá os representantes do DF para a Conferência Nacional de Direitos Humanos, que acontecerá em dezembro.
Debates e programação
A palestra magna do evento será conduzida por Maria das Neves, Conselheira Nacional e Coordenadora da Comissão de Gênero e Igualdade Racial do Conselho Nacional de Direitos Humanos. O evento contará ainda com a participação dos professores César Ricardo de Paula, Marcos Henrique da Silva e Muria Antunes. Para facilitar o acesso, a organização disponibilizou transporte gratuito com saídas da Rodoviária do Plano Piloto e de Ceilândia.
[xyz-ihs snippet=”KLEBER-KARPOV”]



