Programa do GDF amplia acesso gratuito à internet em locais públicos e prepara nova fase com o Conecta DF
-Da Redação-
25 de agosto de 2024 — Estar conectado à internet atualmente significa mais do que apenas acessar redes sociais; é uma oportunidade de desenvolvimento e inclusão. O Governo do Distrito Federal (GDF) está investindo no acesso gratuito e de qualidade à internet em locais públicos por meio do programa Wi-Fi Social DF, lançado em fevereiro de 2019.
Desde seu lançamento, o programa já proporcionou milhões de acessos à internet e está disponível em mais de 100 localidades em 25 regiões administrativas. Segundo o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Leonardo Reisman, iniciativas como essa ajudaram o Distrito Federal a se tornar a segunda unidade da Federação com maior acesso à internet em 2023, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
“O acesso à internet se tornou essencial para obter informações, realizar cursos, acessar serviços públicos ou gerenciar negócios. Em breve, lançaremos o Conecta DF, uma nova fase do Wi-Fi Social, que ampliará o tempo de conexão e a área de cobertura”, afirma Reisman.
Inclusão digital em expansão
De acordo com a Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílios Contínua (Pnad), divulgada pelo Instituto de Pesquisa e Estatística do DF (Iped-DF), em 2023, 93,1% da população do Distrito Federal com mais de 10 anos utilizou a internet. O DF ficou atrás apenas de Goiás, onde 93,3% da população acessou serviços online. Entre os 2,8 milhões de moradores do DF, 2,6 milhões acessaram a internet nos últimos três meses de 2023.
O Distrito Federal também foi pioneiro na oferta de 5G, uma tecnologia que traz novas possibilidades de inovação e o surgimento de empresas tecnológicas. A oficina de 5G fica no Parque Tecnológico de Brasília (Biotic), na Granja do Torto.
Poliana Souza, funcionária da Biblioteca Pública de Ceilândia, ressalta os benefícios do Wi-Fi Social DF. “Muitos dos nossos leitores utilizam o Wi-Fi Social para estudar, se preparar para concursos e vestibulares, e fazer pesquisas. Esse programa é essencial para aqueles que não têm condições de ter internet em casa. Ele promove inclusão social e transforma a realidade de muitas pessoas”, comenta.
O subsecretário de Inovação, Capacitação e Inclusão Digital, Caio Lobato, explica que o Wi-Fi Social DF é uma parceria entre o governo e empresas de internet, que oferecem o serviço gratuitamente em troca de publicidade. “Esse programa reflete o princípio da isonomia, proporcionando oportunidades iguais a todos os cidadãos. Em sua nova fase, o Conecta DF, o programa vai ampliar a velocidade e o tempo de conexão, além de incorporar ações sustentáveis e inovadoras”, detalha.
Como acessar o Wi-Fi Social DF
Para acessar o Wi-Fi Social DF, siga os passos abaixo:
- Ligue o wi-fi do seu dispositivo.
- Escolha a rede com o nome Wi-Fi Social.
- Aguarde a tela de cadastro e preencha os dados solicitados.
- Aceite os termos de uso e as políticas de privacidade.
- Assista à publicidade.
- Pronto! Você estará conectado ao Wi-Fi Social DF.
Cada sessão dura 30 minutos, e é possível reconectar-se quantas vezes desejar.
Pontos de acesso ao Wi-Fi Social DF
O Wi-Fi Social DF está disponível em diversos locais, incluindo feiras, hospitais, bibliotecas, estações de metrô e unidades de pronto atendimento (UPAs) em regiões como Sobradinho, Ceilândia, Gama, Plano Piloto, Taguatinga, e outras. Acesse a internet gratuitamente enquanto espera pelo ônibus na Rodoviária do Plano Piloto, estuda na Biblioteca Pública de Ceilândia ou visita o Zoológico de Brasília.
Depoimento de usuário
O estudante Pedro Guimarães, 15 anos, que utiliza o Wi-Fi Social na Rodoviária do Plano Piloto, elogia o programa: “É muito bom chegar aqui e poder usar o wi-fi enquanto espero o ônibus. Facilita bastante, principalmente para conversar com meus amigos e verificar as tarefas da escola”.
O Wi-Fi Social DF não é apenas uma ferramenta de inclusão digital; é um direito de todos os cidadãos, promovendo a igualdade de oportunidades e fortalecendo o acesso à informação e ao conhecimento em todo o Distrito Federal.
Créditos: Agência Brasília