23/03/2024 às 18:30
Iniciativa do Governo do Distrito Federal capacita profissionais e revitaliza espaços comunitários
Richard Pantoja, 50 anos, refugiado venezuelano e pai de seis filhos, encontrou no Brasil uma oportunidade de recomeçar sua vida. Integrante do grupo de estrangeiros em situação de vulnerabilidade social acolhidos pelo RenovaDF, programa do Governo do Distrito Federal (GDF), ele desabafa: “Tudo o que eu quero é um emprego digno”.
Assim como Pantoja, muitos refugiados enfrentam desafios ao tentar reconstruir suas vidas no Brasil. O RenovaDF proporciona a oportunidade de adquirir novas habilidades, construir redes de apoio e se familiarizar com a cultura brasileira.
“Fico muito agradecido ao Brasil por ter me aberto as portas e me dado oportunidades. O RenovaDF é uma dessas oportunidades”, destaca Pantoja, que encontrou no programa uma catapulta para avançar em sua carreira, antes como motorista em seu país natal.
Histórias de sucesso também se destacam entre os participantes. Dariana Pacheco, 21 anos, venezuelana, conta que soube do programa por meio de conterrâneos e ex-alunos, e agora se capacita para ter uma melhor qualidade de vida.
O RenovaDF não só transforma a vida dos imigrantes, mas também de brasileiros como Hermito Chaves, 51 anos, que, após participar do programa como aluno, hoje atua como instrutor, repassando o conhecimento adquirido.
Durante o curso, os participantes têm acesso a conteúdos práticos e teóricos de áreas essenciais de manutenção, além de contribuírem para a recuperação de equipamentos públicos da capital federal.
Erick Patrick, instrutor do Senai, destaca a importância da capacitação prática para o mercado de trabalho: “É importante para que ele chegue ao mercado não sabendo apenas a teoria, mas a prática”.
Os alunos, que recebem auxílio financeiro e certificado, dedicam-se a revitalizar equipamentos públicos, contribuindo para o bem-estar da comunidade. O próximo edital para novos ciclos do RenovaDF será publicado em breve, oferecendo oportunidades de capacitação e inserção no mercado de trabalho.