24/03/2024 às 14:05

Governo do Distrito Federal fortalece rede de assistência com a inauguração de cinco novas unidades desde 2021

Os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) desempenham um papel fundamental na oferta de apoio e acesso a programas governamentais para a população em situação de vulnerabilidade social. Para ampliar esse suporte, o Governo do Distrito Federal (GDF) inaugurou cinco novas unidades desde 2021, totalizando 33 Cras em todo o DF. Juntas, essas unidades realizaram mais de 80 mil atendimentos especializados.

As novas unidades, localizadas em Ceilândia/Sol Nascente, Recanto das Emas (nova unidade), Cras Móvel, Santa Maria (Porto Rico) e Itapoã Parque, permitiram a expansão da oferta de benefícios sociais e aproximaram o governo das necessidades da população mais vulnerável.

Geridos pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), esses centros possibilitam intervenções socioassistenciais e facilitam o acesso da população a benefícios e programas governamentais. Por meio deles, os cidadãos podem solicitar benefícios como o Cartão Prato Cheio, Cartão Gás, Bolsa Família e DF Social, além de auxílios para natalidade, em situações de vulnerabilidade temporária e em casos de desastre ou calamidade pública.

“A instalação do 33º Cras reforça o compromisso do governo em proporcionar dignidade e desenvolvimento social às famílias em situação de vulnerabilidade. Esses centros são a porta de entrada para quase todas as políticas públicas do GDF”, destaca Ana Paula Marra, secretária de Desenvolvimento Social.

Desde a inauguração do primeiro Cras na gestão de Ibaneis Rocha, mais de 26 mil atendimentos especializados foram realizados na unidade de Ceilândia/Sol Nascente, enquanto o centro do Recanto das Emas atendeu 9,6 mil famílias e realizou 23,9 mil atendimentos desde sua abertura em setembro do mesmo ano.

O Cras Móvel, iniciado em 2023, já realizou 24,7 mil atendimentos, enquanto a unidade de Porto Rico, em Santa Maria, atendeu 794 famílias e realizou mais de mil atendimentos desde novembro do ano passado.

O recém-inaugurado Cras Itapoã Parque, inaugurado em 15 de março, está pronto para atender os moradores do Itapoã, uma das áreas com maior vulnerabilidade social do DF, com mais de 14 mil famílias referenciadas. Os interessados podem agendar atendimento pelo telefone 156 ou pelo site da Sedes.

Fonte: Agência Brasília

Share.