Modernização aumenta capacidade de produção e promete agilidade no atendimento às demandas urbanas do Distrito Federal

-Da Redação-

20 de setembro de 2024 – A Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) inaugurou nesta sexta-feira (20) sua nova fábrica de artefatos de concreto, um presente para a população e os trabalhadores na semana de aniversário da empresa. Com um investimento de aproximadamente R$ 800 mil, a fábrica foi modernizada para aumentar a produção de bloquetes e meios-fios, itens essenciais para a infraestrutura da capital.

A nova fábrica conta com maquinários reformados que permitem um crescimento expressivo na produção. Segundo Ramon Castro, assessor da Divisão de Conservação e Reparos, a modernização busca “melhorar a qualidade de vida e atender às demandas urbanas com mais eficiência”. A previsão é de que, em até 12 meses, a fábrica consiga atender tanto as solicitações pendentes quanto as diárias.

Com o novo equipamento, a produção diária poderá alcançar até 6 mil blocos de 10 cm, 4 mil blocos de 15 cm, 3 mil blocos de 20 cm, além de 200 m² de bloquetes de pavimentação. Esses bloquetes são importantes em locais onde o uso de asfalto não é viável, como áreas de proteção ambiental e regiões próximas a córregos, devido ao custo reduzido e à instalação mais rápida.

Pedro Isaac, chefe da Divisão de Conservação e Reparos, destacou o salto na produção: “Hoje, nossa produção é artesanal e já estava ultrapassada. Com o novo maquinário, a capacidade vai aumentar em mais de 600%. O que levávamos um mês para produzir, agora será feito em um dia. A meta é atender toda a demanda acumulada em dois anos.”

Além da questão técnica, a fábrica tem um impacto social importante, empregando 30 trabalhadores do sistema prisional na fabricação de artefatos como bloquetes, meios-fios e tampas de bueiros. O diretor-presidente da Novacap, Fernando Leite, celebrou a inauguração e reforçou o compromisso da empresa: “Estamos realizando um sonho. A nova fábrica vai aumentar a produção, reduzir custos e atender às necessidades da cidade, reposicionando a Novacap como referência em obras públicas de infraestrutura urbana no país.”

A expectativa é que a nova fábrica comece a operar nos próximos dias, com a companhia já preparando um plano para atender todas as regiões do Distrito Federal com a nova capacidade de produção.

Créditos: Agência Brasília

Share.