Sistema de pagamento digital avança no transporte público do DF, com 262 linhas operando de forma eletrônica

-Da Redação-

12 de setembro de 2024 – A partir desta quinta-feira (12), mais 111 linhas de ônibus do Distrito Federal deixam de aceitar pagamento em dinheiro, adotando exclusivamente o sistema de pagamento digital. Entre as linhas afetadas, 29 são da Piracicabana, 17 da Pioneira, 24 da Urbi, 16 da Marechal, 23 da BsBus e duas da TCB. Com a ampliação, já são 262 linhas operando com esse formato.

Com mais 111 linhas de ônibus deixando de receber dinheiro em espécie a partir desta quinta (12), o sistema de transporte público do DF chega a 262 linhas operando exclusivamente por meio digital | Foto: Divulgação/ Semob-DF

O sistema de pagamento eletrônico está sendo implementado gradualmente no transporte público da capital. A primeira fase, em 1º de julho, incluiu 52 linhas, e, em 15 de agosto, outras 99 entraram no sistema. Agora, com a adição de mais 111 linhas, o total de linhas operando digitalmente corresponde a 28% das 933 linhas que atendem à população do Distrito Federal.

Segundo o secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves, a escolha das linhas é feita com base em uma análise do comportamento dos usuários. “Monitoramos o sistema e, conforme observamos a redução no uso de dinheiro, mais linhas são integradas ao pagamento eletrônico. A meta é que até o final do ano todo o transporte público do DF funcione apenas com pagamento digital”, explicou.

Bilhete avulso (QR Code)

Para os usuários que ainda não utilizam o Cartão Mobilidade, a opção de bilhete avulso (QR Code) foi implementada no dia 15 de agosto. Nos primeiros 20 dias, foram vendidos 1.190 bilhetes impressos. Eles podem ser adquiridos nos pontos de recarga do Cartão Mobilidade, como na Rodoviária do Plano Piloto, estações do BRT e rodoviárias de várias regiões do DF, incluindo Brazlândia, Gama, Santa Maria e Taguatinga.

Além disso, o bilhete avulso e a recarga do cartão podem ser encontrados em 59 conveniências do BRB, três correspondentes bancários e 46 equipes de atendimento volante espalhadas pelos terminais e pontos de maior circulação de passageiros.

Créditos: Agência Brasília

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