GDF avança na renovação das placas de endereçamento no Distrito Federal
-Da Redação-
16 de novembro de 2024 – O Governo do Distrito Federal (GDF) está investindo R$ 32,3 milhões na modernização e manutenção das placas de endereçamento em todas as 35 regiões administrativas. Coordenada pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF) e executada pela empresa Sinales, a ação já instalou mais de 9 mil novas placas neste ano, gerando cerca de 140 empregos diretos e indiretos.
As cidades do Guará, Núcleo Bandeirante, Candangolândia e Água Quente já tiveram toda a sinalização renovada, com a instalação de 2.100, 1.500, 450 e 100 placas, respectivamente. O trabalho segue em andamento em outras localidades, como Sobradinho II, São Sebastião, Gama e Samambaia, e terá início em dezembro em mais cinco regiões: Sobradinho, Planaltina, Brazlândia, Itapoã e Riacho Fundo II. Até o final do ano, a meta é alcançar 20 mil novas sinalizações instaladas.
“Este contrato não é apenas sobre executar novas placas, mas também implementar um sistema eficiente que identifica onde há necessidade de instalação e reposição. Isso moderniza a cidade e facilita a vida do cidadão, especialmente no acesso a serviços essenciais como ambulâncias e viaturas policiais”, afirmou o presidente do DER-DF, Fauzi Nacfur.
A substituição das placas é feita de maneira mais ampla e ágil graças ao contrato com a Sinales. Antes, o trabalho era realizado diretamente pelo DER-DF, com fabricação e instalação em menor escala. Entre 2019 e o primeiro semestre de 2024, 14.450 placas foram instaladas pelo órgão. Já a empresa terceirizada superou a marca de 9 mil placas em poucos meses de operação.
As novas sinalizações, como as do Guará, apresentam um layout atualizado e maior legibilidade, com dimensões ampliadas e informações detalhadas sobre quadras, conjuntos e a numeração dos lotes. Segundo Jefferson Oliveira, diretor de Produção Industrial e Sinalização do DER-DF, a prioridade inicial foi dada às cidades com pouca ou nenhuma sinalização. O objetivo é garantir que as placas estejam em locais acessíveis e seguros para a população.
Moradores podem participar do processo solicitando a instalação de novas placas ou outros serviços, como recapeamento e poda de árvores, por meio da Ouvidoria no portal Participa DF. O envolvimento da comunidade é essencial para aprimorar ainda mais a mobilidade e acessibilidade na capital federal.