A obra visa melhorar o atendimento e beneficiar cerca de 500 pacientes mensais, com investimento de R$ 2,8 milhões
-Da Redação-
13 de novembro de 2024 – A governadora em exercício Celina Leão assinou nesta quarta-feira (13) a ordem de serviço para a reforma e modernização da Ala de Fissurados do Hospital Regional da Asa Norte (Hran). Com um investimento de R$ 2,8 milhões, a obra incluirá a modernização da unidade odontológica, de queimados, fissurados e do centro cirúrgico ambulatorial. A empresa responsável terá um prazo de 180 dias para concluir o serviço. A expectativa é de que cerca de 500 pacientes sejam beneficiados mensalmente.
O Hran, referência no atendimento a pacientes com fissura labiopalatina e queimaduras, atende aproximadamente 5 mil crianças por ano. A reforma dessas alas é uma demanda antiga, tanto de pacientes quanto dos profissionais de saúde, e visa melhorar ainda mais a qualidade do atendimento prestado na unidade.
Celina Leão expressou sua satisfação em atender a essa necessidade histórica. “Deixamos um legado que impacta na dignidade dos pacientes, das famílias e também dos nossos servidores, que prestam um atendimento de qualidade e com muito carinho”, destacou a governadora em exercício.
Pacientes atendidos no Hran também demonstraram otimismo com a reforma. Isaías Marques da Silva, aposentado de 74 anos, afirmou que “tudo o que é feito para melhorar a qualidade é muito bem-vindo, para que os pacientes sejam atendidos com mais segurança”. José Conceição Rodrigues de Souza, de 82 anos, também aposentado, acredita que a reforma trará benefícios significativos para todos os pacientes, destacando a importância de melhorias no atendimento.
José Humberto Pires de Araújo, secretário de Governo, ressaltou a relevância do Hran, mencionando sua experiência pessoal ao acompanhar o tratamento de seu filho, Danilo Henrique Pires, presidente da Profis-DF (Sociedade de Promoção Social do Fissurado Lábio Palatal). Para Danilo, a reforma vai agilizar o atendimento, especialmente para crianças com fissuras, tornando o tratamento mais eficaz em um ambiente acolhedor.
Vinícius Lopes de Lima, assessor chefe da Gestão Estratégica e Projetos (Agep) da Secretaria de Saúde (SES), destacou que a reforma também abrangerá o Bloco de Odontologia e parte do Bloco de Queimados, proporcionando mais conforto à população atendida. A obra será financiada por meio de um contrato de repasse com a União.
Marconi Delmiro, coordenador de Atendimento aos Fissurados do Hran, emocionado, comemorou a importância da reforma. “É um marco histórico para todos os pacientes, famílias e equipe do Hran. Vai mudar a vida de cada um e a qualidade do atendimento. Devolver às crianças a possibilidade do sorriso, de ouvir e mastigar, não tem preço”, afirmou.