Obras incluem construção de viadutos, corredor exclusivo para BRT, ciclovias e calçadas para melhorar a mobilidade urbana
-Da Redação-
20 de junho de 2024 – A Estrada Parque Indústrias Gráficas (Epig), que atende cerca de 30 mil motoristas diariamente, está passando por uma ampla reforma para melhorar o trânsito e a mobilidade urbana. O Governo do Distrito Federal (GDF) está investindo R$ 160 milhões na construção de viadutos, renovação do pavimento, implantação de um corredor exclusivo para BRT, além de ciclovias, passagens para pedestres e calçadas, divididos em seis etapas.
Na manhã desta quinta-feira (20), o governador do DF, Ibaneis Rocha, vistoriou as obras nos trechos 5 e 6 da Epig, próximos ao Setor de Indústrias Gráficas (SIG). As etapas compreendem o intervalo entre o entroncamento do SIG e a via variante da Epig até o Eixo Monumental.
“Essa obra vai eliminar todos os engarrafamentos na região. Estamos construindo um viaduto e criando uma nova via que passará por trás do TJDFT, conectando diretamente ao Eixo Monumental, facilitando a vida de todos os motoristas”, afirmou o governador. Ele ressaltou a importância da obra para o desenvolvimento de Brasília, pedindo paciência à população pelos transtornos temporários, que resultarão em melhorias significativas.
As obras incluem a readequação do sistema viário e a implementação do corredor exclusivo do BRT no canteiro central, com duas faixas e seis terminais, além de paisagismo, calçadas e sinalização. A construção do viaduto, parte fundamental do projeto, já começou com a instalação dos tubulões da fundação. No total, serão 32 tubulões.
O novo viaduto facilitará o acesso de quem vem da Epig em direção ao Eixo Monumental. Veículos que desejam acessar o SIG e o Eixo Monumental passarão pelo elevado, enquanto a pista inferior permitirá o trânsito paralelo ao Parque da Cidade Sarah Kubitschek, por trás do TJDFT e do MPDFT. Essa pista será duplicada e receberá estacionamentos públicos, ciclovias e serviços de drenagem.
O secretário de Obras e Infraestrutura, Valter Casimiro, destacou a importância de acelerar as obras. “Estamos pedindo à empresa que adote três turnos para ganhar tempo, especialmente neste período de estiagem, e minimizar os transtornos para a população.”
Moradores e trabalhadores da região expressaram otimismo com as melhorias. Ramos dos Santos, motorista de 60 anos, acredita que as novas vias reduzirão os engarrafamentos e facilitarão o acesso ao Eixo Monumental. Wildemberg Soares da Silva, gerente de um posto de 22 anos, comentou que as intervenções melhorarão significativamente o fluxo de trânsito para a área central.
Serviço em etapas
A obra da Epig faz parte do projeto Corredor Eixo Oeste, que contará com 38,7 quilômetros de faixas exclusivas para o BRT, ligando o Sol Nascente ao Plano Piloto, além da Avenida Hélio Prates à Epig e à Estrada Parque Polícia Militar (ESPM), visando reduzir o tempo de deslocamento até o centro de Brasília.
O trecho 3, primeiro a ser concluído, inclui o viaduto que conecta a Avenida das Jaqueiras ao Parque da Cidade, inaugurado em outubro de 2023. O trecho 1, em andamento, abrange a implantação da pista do corredor exclusivo, dois novos viadutos, ciclovias, obras de drenagem, pavimentação, sinalização e paisagismo.
O segundo trecho prevê a construção de três viadutos entre o Setor Policial Sul e a interseção entre Epig/Sudoeste/Parque da Cidade. O quarto trecho, entre o viaduto Engenheiro Luiz Carlos Botelho Ferreira e o entroncamento do SIG, incluirá dois novos viadutos em trincheira, duas passagens subterrâneas para pedestres, ciclovias, drenagem e paisagismo.