Projeto do DER-DF instalará 5 mil novas placas de endereçamento em dezembro; objetivo é modernizar a sinalização em todo o Distrito Federal até 2025

-Da Redação-

1 de dezembro de 2024 – O Governo do Distrito Federal (GDF), por meio do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF), segue com o programa de renovação da sinalização vertical, promovendo melhorias na mobilidade urbana para pedestres e motoristas. Em dezembro, cerca de 5 mil novas placas de endereçamento serão instaladas nas regiões administrativas de Sobradinho, Planaltina e Brazlândia, com investimentos que totalizam R$ 5 milhões.

Sobradinho e Planaltina receberão 2,5 mil placas cada, enquanto Brazlândia será contemplada com 1,5 mil novas sinalizações. De acordo com Jefferson Oliveira, diretor de Produção Industrial e Sinalização do DER, cada placa é projetada com informações específicas e em formatos padronizados para facilitar a orientação e segurança no trânsito.

Investimento de longo alcance

O programa de modernização da sinalização, iniciado em 2024, prevê a substituição e manutenção de placas em todas as 35 regiões administrativas do DF, com um orçamento total de R$ 32,3 milhões. Até o momento, já foram instaladas mais de 9 mil placas em diferentes localidades, e a previsão é que cerca de 20 mil estejam fixadas até o final deste ano.

A ação é coordenada em parceria com a empresa Sinales, responsável pelo mapeamento, fabricação e instalação das placas. O projeto também gerou cerca de 140 postos de trabalho diretos e indiretos.

“O investimento em sinalização vai além da modernização. Ele promove dignidade ao cidadão, facilita a localização de endereços e otimiza os serviços públicos, como o atendimento de ambulâncias e viaturas policiais”, destaca Jefferson Oliveira.

Regiões contempladas

Além de Sobradinho, Planaltina e Brazlândia, estão previstas novas instalações em Itapoã e Riacho Fundo II, com 1,2 mil e 1,3 mil placas, respectivamente, cujas obras serão concluídas em 2025. Outras regiões, como Sobradinho II, São Sebastião, Gama, Paranoá, Santa Maria, Riacho Fundo, Recanto das Emas, Samambaia, e SIA, também fazem parte do cronograma.

Facilitando a mobilidade e a segurança

Em Planaltina, o administrador Wesley Fonseca destacou a importância da ação para a mobilidade e segurança no trânsito: “Com 2,5 mil novas placas, estamos avançando na modernização da infraestrutura urbana, impactando positivamente o desenvolvimento da região e a qualidade de vida da população”.

Já em Brazlândia, Luciana Lima, administradora da região, reforçou que o emplacamento estratégico facilitará a localização de endereços e o atendimento emergencial: “A melhoria na sinalização vai otimizar o tempo de resposta de serviços essenciais como bombeiros e ambulâncias”.

Como solicitar melhorias

A população pode contribuir com o projeto solicitando a instalação de placas de endereçamento ou outros serviços, como poda de árvores e recapeamento, por meio da Ouvidoria do GDF ou do portal Participa DF. A ferramenta também permite registrar elogios, reclamações e sugestões sobre os serviços públicos.

Share.