13/04/2024 às 19:34

Vice-governadora Celina Leão destaca esforços do governo na prevenção da epidemia

A Unidade Básica de Saúde (UBS) 5 de Arapoanga sediou neste sábado a 13ª edição do Dia D de combate à dengue, uma iniciativa promovida pelo Governo do Distrito Federal (GDF) no enfrentamento ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da doença. O evento ocorreu durante a 27ª edição do GDF Mais Perto do Cidadão, oferecendo diversos atendimentos e serviços à comunidade local.

Durante o evento, além da vacinação de crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, 18 agentes comunitários de saúde, 15 agentes de vigilância ambiental em saúde e 150 bombeiros militares atuaram na região, realizando visitas domiciliares para identificar possíveis focos de proliferação do mosquito e orientar a população sobre medidas de prevenção. A ação foi reforçada com o uso de quatro drones e 12 viaturas de fumacê.

A vice-governadora Celina Leão ressaltou o compromisso do GDF na luta contra a epidemia: “Todos os dias da semana escolhemos uma região administrativa e realizamos esse trabalho. É um esforço de prevenção, um dia dedicado a um mutirão para eliminar os focos de dengue nas cidades”, explicou.

Além das atividades de prevenção, a população teve acesso a atendimentos para pacientes suspeitos de dengue, incluindo avaliação clínica, hidratação e cuidados necessários. Celina Leão destacou a oferta de diversos serviços à comunidade durante o mutirão, desde atendimento às crianças até vacinação de animais.

Anteriormente, a vice-governadora participou da inauguração de uma tenda de acolhimento para pacientes com dengue no Paranoá, uma das 11 unidades contratadas pelo GDF. Essas unidades funcionarão 24 horas, oferecendo exames com resultados em até dez minutos.

Segundo a secretária de Saúde do DF, Lucilene Florêncio, Planaltina receberá reforço no quadro de profissionais de saúde, incluindo 16 médicos generalistas encaminhados para o Hospital Regional. A secretária enfatizou a importância da campanha de imunização contra a dengue, disponível para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos.

Para se vacinar, os pais ou responsáveis devem comparecer a um dos 90 postos de vacinação na capital, levando documento de identificação e a caderneta da criança. Maria José dos Santos Lopes, dona de casa, destacou a importância da vacinação: “Trouxe meu filho para vacinar contra a dengue. É importante para evitar a doença. Meu outro filho já teve dengue e foi grave, então é necessário cuidar. Faço um apelo para que as mães tragam seus filhos para vacinar”.

Além das ações de combate à dengue, o GDF Mais Perto do Cidadão proporcionou à comunidade acesso a uma variedade de serviços de apoio, como emissão de carteira de identidade, inscrições em programas sociais, atendimentos pela Defensoria Pública, cortes de cabelo, testes rápidos e vacinações, incluindo de animais.

Marcela Passamani, secretária de Justiça e Cidadania, ressaltou a importância do programa: “Estamos cada vez mais estruturados nesse projeto, que agora é um programa de governo. Chegamos à 27ª edição e, agora, semanalmente estamos acompanhando as ações de combate à dengue do GDF”. A dona de casa Maria Domingas Barbosa elogiou a iniciativa: “É muito bom ter essa ação perto de casa. O atendimento é rápido e é muito importante para quem não pode se deslocar”.

Fonte: Agência Brasília

Share.