O objetivo é oferecer suporte a pessoas em situação de rua com o auxílio de várias secretarias e órgãos
-Da Redação-
13 de novembro de 2024 – O Governo do Distrito Federal (GDF) realizará uma ação de acolhimento e assistência social voltada para pessoas em situação de rua em Brazlândia. A operação está programada para as 9h desta quinta-feira (14) e contará com a participação de diversas secretarias e órgãos, como a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes-DF), Secretaria de Saúde (SES-DF), Secretaria de Educação (SEEDF), Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet-DF), Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF), DF Legal, Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF), Serviço de Limpeza Urbana (SLU), Novacap, Codhab, Detran-DF, além de forças de segurança como a Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar e o Conselho Tutelar.
A atuação da DF Legal incluirá o desmonte das estruturas improvisadas por pessoas em situação de rua, com o devido transporte dos pertences para o local regular indicado pelos ocupantes. Caso os ocupantes não indiquem um novo endereço, os objetos pessoais serão encaminhados para o depósito da pasta, onde poderão ser retirados em até 60 dias sem custos. Além disso, as pessoas que aceitarem a ajuda serão encaminhadas para serviços de assistência social, saúde e programas de trabalho oferecidos pelas secretarias envolvidas.
Durante toda a semana, as equipes das secretarias realizaram abordagens sociais e atendimentos prévios nos locais identificados, com o objetivo de mapear o público-alvo e as necessidades específicas de cada pessoa.
Os principais pontos de ação em Brazlândia serão:
- Entrada de Brazlândia, no canteiro central da BR-251;
- Entrada de Brazlândia, do outro lado da BR-251, no Setor Tradicional;
- Margens do Lago Veredinha;
- Estacionamento da Rodoviária, próximo à Agência do Trabalhador;
- Quadra 3 Norte, atrás da agência do BRB.