01/04/2024 às 14:32

Equipamentos point of care agilizam diagnóstico e tratamento da doença

A população do Distrito Federal ganhou um importante aliado na luta contra a dengue: os chamados points of care, dispositivos adquiridos pelo GDF, já estão em operação para realizar testes rápidos de identificação da doença. Enquanto o método tradicional de hemograma costuma levar em média quatro horas para fornecer resultados, o novo método reduz esse tempo para cerca de 30 minutos, podendo ser crucial na urgência de diagnósticos.

A primeira tenda de atendimento a utilizar esse equipamento foi instalada em Santa Maria, próxima à administração regional da cidade, marcando o início da implementação em 60 locais por todo o DF. O point of care realiza o diagnóstico por meio do hemograma, exame de sangue que oferece uma visão geral do estado de saúde do paciente. A coleta de sangue é feita da mesma forma que no método tradicional, porém, o processamento é realizado imediatamente utilizando inteligência artificial.

Sandra França: “O usuário chega, é atendido e já sai com o resultado e os medicamentos” | Foto: Tony Oliveira/ Agência Brasília

Após a análise inicial, os resultados são encaminhados para um laboratório parceiro, onde são revisados por profissionais especializados antes de serem liberados tanto para a unidade de saúde quanto para o paciente, em tempo real. Todo o processo leva em torno de 30 minutos, oferecendo rapidez e eficiência no diagnóstico.

Sandra França, coordenadora de Atenção Primária à Saúde, destaca que a aquisição dos 185 equipamentos foi viabilizada por meio de uma parceria entre o GDF e a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). O objetivo principal é garantir que os pacientes se sintam seguros após o diagnóstico, reduzindo o tempo de espera e agilizando o início do tratamento.

Thompson Veras, morador de Santa Maria, foi um dos pacientes beneficiados pelo novo sistema. Ele elogiou a velocidade do resultado do exame, destacando que o tratamento será muito mais rápido do que antes. Desde o início da utilização do point of care, mais de 40 testes foram realizados na tenda de atendimento de Santa Maria, demonstrando a eficácia e a rapidez do novo método.

Fonte: Agência Brasília

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