Ação do DF Legal inclui 84 operações e 209 multas, totalizando R$ 2,3 milhões em penalidades

-Da Redação-

1 de julho de 2024 – A força-tarefa de combate à dengue, organizada pela Secretaria de Proteção da Ordem Urbanística do Distrito Federal (DF Legal), ultrapassou 2,3 mil ações nos cinco meses de operação. Até o domingo (30), foram realizadas 84 operações, resultando em 2.069 notificações e 209 multas, que somam um total de R$ 2,3 milhões.

Durante a execução das atividades, definidas pela Portaria n° 11 de 22 de janeiro de 2024, auditores visitaram todas as regiões administrativas, aplicando notificações a proprietários de terrenos pela limpeza inadequada e a ferros-velhos e empresas de reciclagem pelo armazenamento incorreto de materiais, entre outras ações. A maior parte das multas foi destinada a infratores flagrados descartando lixo e entulho de maneira irregular em áreas públicas.

Apesar do fim da vigência da Portaria 11, de janeiro de 2024, os trabalhos de combate ao descarte irregular de lixo continuarão sendo rotineiros | Foto: Ivonildo Lira/ DF Legal

“O término da vigência da portaria não implica no abandono da fiscalização desses temas. O trabalho para evitar o descarte irregular de lixo sempre foi contínuo e, infelizmente, ainda enfrentamos dificuldades em conscientizar a população, mesmo com a alta quantidade de multas aplicadas”, afirmou José Roberto Pacheco, subsecretário de Fiscalização de Resíduos Sólidos.

Durante esses cinco meses, todas as demandas recebidas via Ouvidoria relacionadas a esse assunto foram tratadas como emergências. Um esforço conjunto com outros órgãos resultou na criação do Termo de Constatação de Irregularidade (TCI). A DF Legal desenvolveu um aplicativo que permitiu que administrações regionais, Vigilância Sanitária e Vigilância Ambiental lavrassem esses termos e os encaminhassem para a pasta fiscalizadora. Todas as autuações podem ser consultadas no painel interativo.

Nesses cinco meses, todas as demandas recebidas via Ouvidoria relacionadas a este assunto foram tratadas de maneira emergencial

A força-tarefa deu continuidade ao trabalho já realizado pela DF Legal em toda a capital. Em 2023, em relação ao descarte irregular de resíduos da construção civil e volumosos, foram realizadas 11.940 vistorias, emitidas 1.745 notificações e aplicadas 216 multas.

A secretaria também fiscaliza o descarte irregular de resíduos sólidos domiciliares. Em 2023, o órgão efetuou 5.782 vistorias desse tipo, aplicou 1.452 notificações e lavrou 24 multas.

Nos casos de lotes vazios, a secretaria verifica se os espaços estão em condições adequadas, sem acúmulo de lixo, com grama ou mato cortado, para evitar a proliferação de insetos peçonhentos e o acúmulo de água parada, além de assegurar que estejam cercados e com a calçada em frente bem-cuidada. No ano passado, foram realizadas 2.058 vistorias, emitidas 275 notificações e aplicadas 11 multas nesta categoria.

Créditos: Agência Brasília

Share.