5 de maio de 2024 ás 12:50

Defensoria Pública promove ação com parcerias e amplo leque de assistência

A 12ª edição do Dia da Mulher da Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) acontece nesta segunda-feira (6), das 8h às 17h, no Nuclão da instituição. Oferecendo serviços gratuitos às mulheres em situação de vulnerabilidade, o evento, localizado no Setor Comercial Norte (SCN) Quadra 1, Edifício Rossi Esplanada Business, próximo ao Hospital Regional da Asa Norte (Hran), traz como novidade a realização de testes rápidos de dengue em parceria com a Secretaria de Saúde do DF (SES-DF).

A iniciativa, que ocorre na primeira segunda-feira útil de cada mês, visa atender mulheres em risco devido a fatores sociais, econômicos e culturais. Em 11 edições anteriores, desde maio de 2023, o evento já realizou quase 11 mil atendimentos, firmando parcerias a cada mês para ampliar a oferta de serviços exclusivos.

A coordenadora do evento e subdefensora pública-geral Emmanuela Saboya destaca a importância do Dia da Mulher na promoção da justiça de gênero e na proteção dos direitos das mulheres, construindo sociedades mais igualitárias e inclusivas.

No campo jurídico, serão oferecidos atendimentos de conciliação e mediação, orientação jurídica, exames de DNA, acompanhamento processual e atendimento psicossocial. Na área da educação, serão disponibilizadas vagas de estágio e jovem aprendiz, além de cadastros no programa Senac Cursos de Gratuidade (PSG) e serviços de beleza.

Rede de apoio formada por órgãos e instituições do GDF, além de empresas privadas, oferecem suporte ao público feminino vulnerável

Ações de prevenção e enfrentamento da violência doméstica também são destaque, com a entrega de kits e panfletos informativos pela Secretaria da Mulher (SMDF) e atendimentos psicossociais de orientação e sensibilização promovidos pela Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF).

Na saúde, as mulheres terão acesso a mamografias, exames citopatológicos, odontologia, testes rápidos de dengue e exames de autocoleta para prevenção do câncer do colo do útero, entre outros serviços. Ações voltadas para pessoas com deficiência, assistência social e distribuição de água potável também integram a programação do evento.

Fonte: Agência Brasília

Share.