Ação recolheu mais de 100 toneladas de lixo e intensificou medidas de prevenção à dengue

-Da Redação-

18 de novembro de 2024 – Em uma grande mobilização para combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti, mais de 200 servidores do Governo do Distrito Federal (GDF) participaram, nesta segunda-feira, de uma força-tarefa na região da QE 38, no Guará II. A ação, coordenada pela Administração Regional do Guará, resultou na retirada de mais de 100 toneladas de lixo e entulho, além da realização de vistorias domiciliares, orientações aos moradores e distribuição de materiais informativos.

A operação contou com a colaboração de diversos órgãos, como a Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde (SES-DF), o Serviço de Limpeza Urbana (SLU), a Secretaria de Administração Penitenciária (Seape-DF), a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), a Secretaria de Proteção da Ordem Urbanística (DF Legal), a Polícia Militar (PMDF), o Departamento de Trânsito (Detran) e o Corpo de Bombeiros Militar do DF (CBMDF).

A ação foi coordenada pela Administração Regional do Guará, com repasse de orientações aos moradores para a prevenção da dengue | Foto: Divulgação/Administração Regional do Guará

Durante a ação, terrenos baldios passaram por limpeza, capina e roçagem, e a Unidade Básica de Saúde 05 foi alvo de um mutirão que eliminou pneus, garrafas e outros possíveis criadouros do mosquito. Ao longo da semana, o local também receberá a aplicação de fumacê para complementar as medidas de combate.

“O GDF tem atuado preventivamente em várias frentes, mas o apoio da população é essencial para vencer o mosquito. Mais de 90% dos focos do Aedes aegypti estão dentro das residências”, alertou o administrador em exercício, José Manoel Neto.

A chefe da Vigilância Ambiental do Guará, Roberta Ferreira, reforçou a necessidade de conscientização. “Com o início do período chuvoso, os casos de dengue tendem a aumentar. Se cada morador reservar 10 minutos por semana para inspecionar sua casa, certamente conseguiremos reduzir os casos na cidade”, concluiu.

Créditos: Agência Brasília

Share.