DF intensifica esforços para minimizar impactos das chuvas e restaurar normalidade

Equipes do GDF estão de prontidão para que haja ação imediata caso volte a chover forte na capital federal Fotos DivulgaçãoSOD

Equipes atuam em tempo recorde para desobstruir vias e proteger a população nas áreas mais afetadas

As fortes chuvas que atingiram o Distrito Federal no último fim de semana causaram transtornos em diversas regiões, mas a resposta rápida do Governo do Distrito Federal (GDF) tem garantido ações eficazes para reduzir os impactos. Desde as primeiras horas desta segunda-feira (13), equipes de diferentes órgãos, como a Secretaria de Obras e Infraestrutura (SODF), a Secretaria de Governo (Segov-DF), a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), administrações regionais, a Caesb, o DER-DF e a Defesa Civil, estão mobilizadas em ações emergenciais.

Essas equipes concentram esforços em regiões mais afetadas, como Arniqueira, Águas Claras, Guará Park, Sol Nascente e Pôr do Sol, realizando limpeza de ruas, desobstrução de bocas de lobo e manutenção de redes pluviais.

Sistema de drenagem em foco

De acordo com Valter Casimiro, secretário de Obras e Infraestrutura, o sistema de drenagem do DF tem respondido de maneira satisfatória, mesmo diante do alto volume de chuvas.

“Assim que a chuva diminui, o sistema de drenagem capta o excesso de água rapidamente. Isso mostra que as redes pluviais estão funcionando bem, mesmo com sobrecargas temporárias. Nossas equipes intensificaram as ações de limpeza e manutenção para liberar as vias e garantir o rápido escoamento das águas pluviais, permitindo o retorno à normalidade”, destacou Casimiro.

A limpeza das bocas de lobo é uma das ações tomadas pelo governo para a prevenção de alagamentos
A limpeza das bocas de lobo é uma das ações tomadas pelo governo para a prevenção de alagamentos

 

 

Monitoramento constante e ações preventivas

Além das ações imediatas, o GDF continuará monitorando as condições climáticas ao longo da semana, mantendo equipes em alerta para agir prontamente em caso de novas chuvas intensas ou situações de risco. Medidas preventivas, como manutenção e limpeza contínua das redes de drenagem, serão realizadas durante todo o período chuvoso para evitar novos transtornos à população.

“A união de esforços entre diversos órgãos do GDF tem se mostrado essencial para atender às necessidades da população de maneira rápida e eficiente”, enfatizou o secretário.

As intervenções coordenadas refletem o compromisso do governo em garantir segurança e minimizar os impactos das chuvas, reafirmando a importância de uma gestão integrada em situações emergenciais.

Crédito: Agência Brasília* | Edição: Vinicius Nader

Saiba mais: https://www.agenciabrasilia.df.gov.br/2025/01/13/acoes-minimizam-impactos-das-chuvas-do-fim-de-semana-no-distrito-federal/