Atendimentos acontecem na Rodoviária do Plano Piloto e incluem exames, mediação e serviços de trabalho
-Da Redação-
20 de novembro de 2024 – Em celebração ao Dia do Cidadão, a Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) realiza, nesta sexta-feira (22) e sábado (23), atividades voltadas para a conscientização do Novembro Azul e o acesso à Justiça. A ação acontece na plataforma superior da Rodoviária do Plano Piloto, das 9h às 16h, com serviços direcionados a homens em situação de vulnerabilidade social.
O evento tem como público-alvo desempregados, pessoas com dívidas em execução de alimentos ou ações de cobrança, além de quem deseja realizar exames de DNA para reconhecimento voluntário de paternidade. Também serão oferecidas sessões extrajudiciais de mediação e conciliação para questões relacionadas à filiação. Para suporte, uma unidade móvel de atendimento itinerante estará no local.
“O Dia do Cidadão facilita o acesso à Justiça e promove inclusão social ao garantir direitos básicos para quem está em situação de vulnerabilidade”, explica o defensor público-geral, Celestino Chupel.
Serviços e parcerias
A ação contará com a colaboração de diversos órgãos, ampliando os atendimentos à população:
- Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet-DF): vagas de emprego, CTPS Digital, orientações sobre cursos, programa Prospera (microcrédito) e seguro-desemprego.
- Instituto Fecomércio-DF: inscrição em cursos profissionalizantes gratuitos.
- Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE-DF): apoio ao trabalhador desempregado e emissão de Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS).
- Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes-DF): atendimento com 30 senhas diárias.
- Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF): serviços do programa Na Hora.
- Serviços adicionais: corte de cabelo e barba gratuitos.
Impacto social e cidadania
O coordenador da iniciativa, Celso Murilo de Britto, destaca que os atendimentos ajudam a reduzir processos judiciais por meio da resolução extrajudicial de conflitos. “Casos como reconhecimento de paternidade podem ser solucionados diretamente no evento, o que agiliza e desonera o Judiciário”, afirma.
Marco Andrade Araújo, desempregado e morador de Planaltina, participou da edição anterior e destaca a importância da ação: “É uma oportunidade real de inclusão e de recomeço, garantindo dignidade e mais chances para sustento.”
A campanha do Novembro Azul reforça ainda a importância da prevenção do câncer de próstata, alinhando serviços de saúde e cidadania para ampliar o impacto positivo na população mais vulnerável.