Iniciativa mensal atende mulheres com serviços jurídicos, saúde, apoio social e mais, promovendo dignidade

Da Redação

12 de novembro de 2024 – O projeto Dia da Mulher, promovido pela Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF), contabilizou 2.316 atendimentos gratuitos em sua 18ª edição, ocorrida nesta segunda-feira. Desde a criação do programa em maio de 2023, já foram realizados mais de 29 mil atendimentos. Realizada na primeira segunda-feira de cada mês, a iniciativa firma novas parcerias a cada edição para ampliar os serviços oferecidos, focando em temas como saúde, segurança, assistência jurídica e acesso a oportunidades econômicas.

A subdefensora pública-geral e coordenadora do projeto, Emmanuela Saboya, reforçou o impacto positivo das edições mensais, apontando para o avanço na busca por justiça social e dignidade. “Esse trabalho contínuo representa o compromisso com a transformação social e o fortalecimento da igualdade”, afirmou.

O Dia da Mulher oferece ampla assistência jurídica, com orientação e mediação, atendimento psicossocial e exames de DNA. Já o Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJDFT) contribui com atendimento psicossocial e materiais educativos sobre combate à violência doméstica.

Na saúde, a parceria com a clínica Integracor disponibiliza consultas com cardiologistas e exames, enquanto a Escola Nacional de Acupuntura (Enac) oferece tratamentos de auriculoterapia e ventosa. Além disso, exames clínicos são oferecidos pelo Instituto Sabin.

Apoio ao desenvolvimento pessoal e profissional

Para incentivar o acesso ao mercado de trabalho, o evento inclui cadastro para estágios e cursos gratuitos, organizados pelo Instituto Fecomércio-DF e Senac. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet-DF) oferece ainda oportunidades de emprego, além de orientações sobre seguro-desemprego e inscrições para cursos de qualificação.

Atendimentos e benefícios adicionais

Com o apoio do BRB Mobilidade e da Semob-DF, o evento garante acesso a benefícios de transporte, enquanto a Caixa Econômica Federal oferece consultas e suporte para serviços bancários. Mulheres com deficiência recebem atendimento especializado pela Secretaria da Pessoa com Deficiência (SEPD-DF), que fornece orientações sobre o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e outras assistências.

Embelezamento e autoestima também fazem parte da ação: o Senac oferece cortes de cabelo e maquiagem em sua Carreta da Beleza, e a Codhab orienta sobre programas habitacionais. A Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes-DF) disponibiliza ainda serviços de assistência social, além de garantir distribuição de água potável com o apoio da Caesb, promovendo um ambiente acolhedor e seguro para as participantes.

Créditos: Agência Brasília

Share.