Ação realizada por 43 servidores da Secretaria de Saúde (SES-DF) reforça treinamento para campanha de vacinação que começa em 14 de setembro

-Da Redação-

7 de setembro de 2024 – Nesta sexta-feira (6), aproximadamente 400 cães e gatos do Abrigo Flora e Fauna, na zona rural do Gama, foram vacinados contra a raiva. A ação, realizada pela Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), envolveu 43 servidores e teve como objetivo ampliar a cobertura vacinal dos animais e reforçar o treinamento para a campanha de vacinação, que será lançada oficialmente no próximo dia 14 de setembro.

De acordo com Marinete Sousa, chefe do Núcleo de Vigilância Ambiental do Gama, a ação também proporcionou um importante momento de aprendizado para os servidores mais novos, que receberam orientações dos profissionais mais experientes. “Estamos nos preparando com afinco para a campanha, de forma a oferecer um atendimento seguro e adequado a todos os cães e gatos”, afirmou.

O agente de Vigilância Ambiental em Saúde, Guilherme Dutra, que participou pela primeira vez da vacinação, destacou a importância do trabalho com os animais. “Cuidar dos animais é parte importante do cuidado com a população como um todo. Sei que a nossa função faz a diferença na sociedade”, disse.

Imunização

Durante todo o ano, as doses contra a raiva são disponibilizadas nos Núcleos Regionais de Vigilância Ambiental da SES-DF. A campanha, no entanto, intensifica o acesso em locais de ampla circulação, como feiras e praças. A imunização nas áreas rurais começará no dia 14 de setembro, e a partir do dia 21 de setembro, será estendida à área urbana das Regiões Administrativas.

Prevenção

A raiva, uma doença viral que pode ser transmitida aos humanos, torna a imunização de cães e gatos essencial para a proteção da população. Em 2023, a campanha vacinou mais de 120 mil animais, e a meta para 2024 é imunizar cães e gatos a partir dos três meses de vida

Créditos: Agência Brasília

Share.