4 de maio de 2024 ás 10:25

SES-DF aplica mais de 193 mil doses desde março, ampliando público-alvo

Desde 19 de março, a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) aplicou 193.470 doses da vacina contra a gripe. Na quinta-feira (2), com a expansão do público-alvo para pessoas a partir de seis meses de idade, foram registrados 11,2 mil imunizados.

Desde quinta (2), todos os bebês a partir dos seis meses de idade, crianças, adolescentes, adultos e idosos podem se vacinar contra a gripe no DF | Foto: Ualisson Noronha/ Agência Saúde-DF

Para receber a vacina, é necessário levar documento de identidade e, se disponível, a caderneta de imunização. Uma equipe de saúde avaliará os esquemas vacinais e, se necessário, fornecerá as doses faltantes.

“Com a mudança de clima e a sazonalidade, é essencial que todas as pessoas acima de seis meses se vacinem contra a gripe”, destaca Tereza Luiza Pereira, gerente da Rede de Frio da SES-DF. “Isso reduz significativamente complicações e internações por doenças respiratórias”, acrescenta.

Quem já se vacinou contra a gripe nos anos anteriores também deve tomar uma nova dose; a cada ano, o imunizante é atualizado e passa a proteger contra outras variantes do vírus

Mesmo aqueles que já foram vacinados nos anos anteriores devem se vacinar novamente, pois o imunizante é atualizado anualmente para proteger contra novas variantes do vírus. No entanto, quem estiver gripado ou com suspeita de dengue deve esperar até se recuperar para receber a vacina.

Ampliando o alcance, desde quinta-feira (2), todos os bebês a partir de seis meses, crianças, adolescentes, adultos e idosos podem se vacinar contra a gripe no DF. Mais de cem salas estão preparadas para atender a população, até que os estoques se esgotem. Os detalhes dos locais e horários de atendimento estão disponíveis no site da SES-DF.

Devido à constante evolução dos vírus influenza, a vacina contra a gripe é reformulada anualmente para se adequar às novas cepas. “O imunobiológico oferecido pelo SUS protege contra os três subtipos de vírus da gripe que mais circularam no último ano no Hemisfério Sul e causaram casos graves da doença”, explica Pereira.

Fonte: Agência Brasília

Share.