Iniciativa da Secretaria de Saúde do DF visa manter a região livre da raiva; campanha continua até 28 de setembro
-Da Redação-
22 de setembro de 2024 – A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) já vacinou mais de 49 mil cães e gatos contra a raiva desde janeiro deste ano. Segundo o subsecretário de Vigilância à Saúde, Fabiano dos Anjos Martins, o objetivo da campanha é garantir que o DF permaneça livre da doença, que tem um índice de letalidade de quase 100%. “É essencial que a população mantenha a vacinação anual dos seus pets”, reforça o subsecretário.
A campanha se estenderá até o dia 28 de setembro, com 166 pontos de vacinação espalhados pelo Distrito Federal, incluindo escolas, pet shops, praças, e unidades de saúde. A lista completa de endereços está disponível no site da Secretaria. A vacinação é gratuita e aberta a animais com mais de três meses de idade, exceto fêmeas prenhas ou lactantes.
O estudante Alexandre Gonçalves, morador de São Sebastião, levou seu cão Ted, de 9 anos, para ser vacinado. “Sempre cuido da vacinação e alimentação dele. Ele é nosso mascote, não podemos descuidar”, afirmou.
Prevenção à leishmaniose
Milton Lopes Coutinho, chefe da Vigilância Ambiental de São Sebastião, destacou que a área possui muitos assentamentos, exigindo maior atenção aos animais. A região é endêmica para leishmaniose, uma doença transmitida pelo mosquito-palha, que afeta cães, gatos e humanos. Até julho deste ano, 583 cães foram testados para leishmaniose visceral, e 80 apresentaram resultado positivo.
A prevenção inclui manter os ambientes limpos, evitar exposição ao mosquito e usar repelentes, principalmente no fim da tarde e início da noite.