Companhia foi destaque no PNQS 2024, considerado o maior prêmio do setor de saneamento no Brasil
-Da Redação-
6 de dezembro de 2024 – A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) conquistou o Prêmio Nacional de Qualidade de Saneamento (PNQS) 2024, promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes). A premiação, realizada na última quarta-feira (4), no Rio de Janeiro, reconheceu o projeto Gestão Colaborativa de Patrimônio, vencedor na categoria Prêmio da Gestão de Ativos no Saneamento Ambiental (PGA).
Integrado ao Programa de Melhoria de Controle de Ativos da Caesb, o projeto faz parte do Planejamento Estratégico 2020/2024, que busca modernizar a administração dos bens da companhia. A iniciativa permitiu que os ativos da empresa, como móveis e equipamentos, fossem localizados de forma rápida e precisa, utilizando tecnologia georreferenciada, fotos, e registros detalhados.
Gestão tecnológica e inovação
Segundo Márcia Sabino, chefe da Assessoria de Tecnologia da Informação e Telecomunicações da Caesb, a plataforma desenvolvida revolucionou o controle patrimonial ao permitir o registro detalhado de todos os bens por meio de um aplicativo para smartphones. “A solução tornou o gerenciamento mais ágil e acessível, facilitando a localização e a transferência de bens de maneira online, o que também despertou o interesse de outras organizações para benchmarking”, afirmou.
Entre os avanços proporcionados pela nova metodologia estão:
- Localização precisa de ativos, com banco de dados atualizado e imagens dos itens;
- Redução do tempo e esforço para controle patrimonial;
- Facilitação de processos de transferência e descarte de bens;
- Maior segurança e transparência na gestão.
Reconhecimento e sustentabilidade
A Caesb retomou sua participação no PNQS após 15 anos, iniciativa apoiada pelo presidente da companhia, Luís Antônio Reis. Ele destacou a relevância do prêmio para a empresa: “Estamos orgulhosos por essa conquista, que reflete nosso compromisso com a gestão de excelência e com a melhoria contínua da qualidade de vida no Distrito Federal”.
Sobre o PNQS 2024
Reconhecido como o “Oscar do saneamento”, o PNQS celebra, há 27 edições, as melhores práticas e inovações no setor de saneamento, promovendo avanços na universalização do serviço e na gestão sustentável dos recursos naturais. Neste ano, o evento reuniu representantes de empresas públicas e privadas para troca de experiências e reconhecimento de iniciativas que combatem as mudanças climáticas e melhoram a eficiência hídrica.
Desde a criação do prêmio, 845 organizações já participaram da avaliação, sendo 441 premiadas com o troféu Quíron.