Direito Delas: programa transforma vidas e amplia rede de acolhimento no DF

-Da Redação-

29 de novembro de 2024 – Histórias de superação como a de M. R., 67 anos, refletem o impacto positivo do programa Direito Delas, da Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF). Após sofrer violência doméstica e enfrentar depressão severa, ela encontrou no programa um recomeço. “Aqui me reencontrei. Sei que ninguém pode me agredir. Hoje, sou feliz e vou atrás dos meus direitos”, relata.

Em um ano de atividades, o programa realizou 6.319 atendimentos em dez núcleos espalhados pelo DF, com previsão de ampliação ainda em 2024. O novo núcleo do Guará será inaugurado para reforçar o suporte a mulheres em situação de violência, crianças, idosos e suas famílias.

Apoio multiprofissional e integração com a comunidade

Criado a partir da reestruturação do antigo Pró-Vítima, o Direito Delas oferece atendimento com equipes formadas por assistentes sociais, psicólogos e especialistas jurídicos. O programa também inclui ações complementares, como oficinas de empreendedorismo e grupos de apoio, que auxiliam as vítimas na construção de novas perspectivas de vida.

Além do suporte emocional, o programa garante acesso a direitos jurídicos, com 203 atendimentos registrados em parceria com a OAB-DF. “As redes de apoio funcionam como uma ponte para que essas mulheres recuperem sua dignidade e conquistem autonomia”, explica a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani.

Histórias de transformação e proteção

A.N.L. conseguiu romper um relacionamento abusivo e teve apoio do programa: “Depois de muito tempo, consegui me reconhecer de novo. São palavras de conforto e encorajamento que fazem a diferença”

A dona de casa A. N. L., 40 anos, enfrentou um relacionamento abusivo e contou com o acolhimento do programa para reconstruir sua vida. “Foi minha salvação. Tive coragem de buscar o diagnóstico do meu filho e hoje me sinto reconhecida novamente”, relata.

Já a vendedora I. S. R., 42 anos, encontrou no Direito Delas o apoio necessário após enfrentar perseguições e ameaças de um ex-companheiro. Com o dispositivo de segurança Viva Flor e o programa Provid, ela relata sensação de proteção: “Agora, sei que terei ajuda se precisar”.

Acesso e abrangência

O programa atende mulheres em situação de violência doméstica e familiar, além de vítimas de crimes contra idosos, crianças e adolescentes. Familiares das vítimas diretas também podem receber apoio, desde que não sejam autores das violências.

Os interessados podem procurar os núcleos do Direito Delas ou órgãos governamentais competentes. O programa oferece acolhimento inicial, encaminhamento a grupos de apoio e um acompanhamento contínuo.

Consulta e serviços gratuitos

Para informações detalhadas sobre o programa e os meios de ajuda disponíveis, acesse a Cartilha Direito Delas, disponível nos canais oficiais da Sejus-DF.

Share.