Região recebe ações emergenciais de drenagem, recuperação de vias e suporte às famílias afetadas

-Da Redação-

24 de novembro de 2024 – Após as fortes chuvas registradas na noite do último sábado (23), o Governo do Distrito Federal (GDF) iniciou neste domingo (24) uma série de medidas emergenciais no Sol Nascente/Pôr do Sol. Representantes do governo mapearam as áreas mais impactadas e começaram a implementar ações de recuperação.

José Humberto Pires de Araújo ressaltou que o governo está conversando com cada morador atingido pelas chuvas e que medidas como acolhimento e início das obras estão sendo tomadas | Fotos: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

O governador Ibaneis Rocha visitou as famílias cujas residências foram atingidas e ordenou que os secretários de Governo, José Humberto Pires de Araújo, e de Obras, Valter Casimiro, coordenassem os trabalhos. “Estamos entrando de casa em casa, ouvindo os moradores. O plano inclui drenagem, recuperação asfáltica e limpeza. Ficaremos aqui o tempo necessário para resolver os problemas identificados”, declarou José Humberto.

A operação emergencial conta com a participação de nove órgãos, incluindo secretarias, o Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Caesb, Novacap e o SLU.

Valter Casimiro explica: “A água da chuva quando vem com muita força, acaba virando uma correnteza e passa por baixo do asfalto. Não é problema de qualidade”

De acordo com Valter Casimiro, sete pontos críticos foram identificados e serão corrigidos ao longo da semana. Ele explicou que o principal desafio é redirecionar as águas pluviais que vêm de Ceilândia e sobrecarregam o sistema de drenagem local. “Vamos abrir novas bocas de lobo no Sol Nascente e reforçar o sistema em Ceilândia para evitar transtornos futuros”, afirmou.

Casas que apresentam risco foram interditadas pela Defesa Civil, e as famílias desalojadas serão encaminhadas para abrigos provisórios. O administrador da região, Cláudio Ferreira, destacou o comprometimento do GDF: “Desde as primeiras horas, nossa equipe está cadastrando os afetados, ouvindo suas demandas e planejando soluções”.

A mobilização reforça o empenho do GDF em atender a população e minimizar os impactos causados pelas chuvas intensas.

Créditos: Agência Brasília

Share.