Acordo entre BRB e Visa visa unificar serviços de transporte, estacionamento e atrações turísticas
-Da Redação-
30 de setembro de 2024 – O Governo do Distrito Federal (GDF) deu mais um passo rumo à modernização do transporte público com a assinatura de um acordo entre o Banco de Brasília (BRB) e a operadora Visa para a criação do aplicativo Mobilidade Collab. A plataforma promete integrar diversos modais de transporte, como ônibus, metrô, táxis, bicicletas, além de serviços como estacionamento e pedágios, oferecendo uma experiência de deslocamento mais ágil e personalizada.
Com um investimento de aproximadamente R$ 15 milhões e duração de dois anos, o projeto permitirá que os usuários personalizem seus percursos por meio de geolocalização, facilitando também o uso de pagamentos digitais. A proposta visa otimizar a mobilidade urbana, oferecendo mais eficiência e conveniência aos cidadãos.
Durante a cerimônia de assinatura, o governador Ibaneis Rocha destacou os avanços na gestão de mobilidade desde 2019, quando a bilhetagem do transporte público foi transferida para o BRB. Ele também mencionou a renovação da frota e a expansão das linhas de metrô, com projetos em andamento em Samambaia e Ceilândia. “Estamos avançando em tecnologia e formas de pagamento, e essa parceria com a Visa nos permitirá dar mais um passo na modernização do transporte público”, afirmou o governador.
Integração total dos serviços
O evento aconteceu na sede do BRB Lab, no Parque Tecnológico Biotic, onde o aplicativo será desenvolvido. O presidente do BRB, Paulo Henrique Costa, ressaltou que o DF já conta com um sistema que aceita diversos tipos de pagamento, incluindo cartões de débito, crédito e criptomoedas. Agora, o foco será a integração de todos os meios de transporte, além de atrações turísticas e eventos da cidade, como a Arena BRB e a Torre de TV. “O objetivo é que os cidadãos possam usar um único aplicativo para acessar transporte, atrações turísticas e até obter descontos automáticos”, projetou Paulo Henrique.
Sistema eletrônico em expansão
Atualmente, 87% dos usuários do transporte público no DF utilizam métodos eletrônicos de pagamento. Desde o início da implantação do sistema 100% digital, em 1º de julho, o uso de cartões de transporte e bancários tem crescido, com 28% das linhas já adaptadas ao novo modelo. Segundo a Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob), o sistema de transporte público conta com 1,1 milhão de acessos diários em 926 linhas, realizadas por três mil veículos, com mais de 20 mil viagens por dia.
Zeno Gonçalves, secretário de Transporte e Mobilidade, enfatizou que o aplicativo suprirá uma lacuna importante ao permitir que os usuários acompanhem em tempo real o horário de chegada dos ônibus. “Com essa ferramenta, garantimos uma experiência melhor para o usuário e trazemos mais eficiência ao sistema”, afirmou Zeno.
Nuno Lopes, diretor regional da Visa, destacou o impacto positivo do projeto na vida das pessoas: “Estamos devolvendo um tempo precioso aos cidadãos, que poderão aproveitar mais momentos com suas famílias e dedicar-se a outras atividades do dia a dia”.