Novo protocolo de manutenção é implementado após incêndio em trem para aumentar a segurança

-Da Redação-

23 de julho de 2024 – A Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) iniciou, no último domingo (21), a ampliação da manutenção preventiva em sua frota de trens. Os testes visam elaborar um novo procedimento para complementar os roteiros de manutenção já existentes.

A nova inspeção foi proposta por engenheiros eletricistas da companhia, após um incêndio em um dos carros de um trem no dia 14 de julho. Este protocolo adicional integra outras medidas determinadas por uma comissão de investigação e análise, coordenada pelo Conselho Permanente de Segurança (Copese).

Todos os trens da frota 1000, os mais antigos, passarão por testes para identificar pontos de sobreaquecimento nos circuitos e painéis elétricos. Se identificados problemas, será aberta uma ordem de serviço para correção imediata.

Na última semana, todos os trens da série 1000 foram inspecionados com câmeras termográficas. As inspeções incluíram verificações visuais e medições de fuga de corrente nos componentes dos sistemas de ventilação. Agora, os trens serão submetidos a testes mais detalhados com scopemeter, uma ferramenta para avaliar circuitos eletrônicos, registrando todas as análises.

“Os testes realizados no domingo mostraram que a inspeção de cada carro leva pelo menos duas horas. A termografia é uma técnica preditiva que mapeia as condições do painel elétrico, identificando pontos quentes”, explica Victor Mafra, superintendente de Manutenção do Metrô-DF.

A radiação infravermelha emitida é invisível a olho nu, portanto é fundamental a utilização de uma câmera especial, conhecida como termovisor

A inspeção utiliza câmeras especiais, conhecidas como termovisores, para tornar visíveis as imagens infravermelhas emitidas pelos painéis elétricos. Os testes são feitos com o trem em movimento, simulando situações normais de operação.

Aspectos técnicos do novo protocolo

O novo protocolo inclui uma inspeção visual, verificando o estado geral do painel, fixação, pintura, e identificação dos componentes. Busca-se sinais de superaquecimento, como descoloração e deformações. Cabos são verificados quanto a folgas, oxidação, cortes, desgastes e ressecamento. A limpeza do painel e ausência de objetos estranhos também são observadas.

A segunda etapa envolve a medição de grandezas elétricas, comparando tensões e correntes medidas com valores nominais. Temperaturas de componentes são verificadas termograficamente.

Na terceira fase, a análise de forma de onda é realizada conectando o osciloscópio aos pontos de medição, buscando distorções harmônicas e anomalias.

A quarta etapa é a análise termográfica com o painel energizado, identificando pontos quentes anormais.

Medidas de segurança

O Metrô-DF acrescentou no procedimento interno mais um nível ao protocolo de atuação dos pilotos em caso de fumaça ou outras intercorrências

Além do novo protocolo, mudanças operacionais começaram a ser implementadas enquanto se aguardam os laudos definitivos do Corpo de Bombeiros e da Polícia Civil. O Metrô-DF adicionou um nível ao protocolo de atuação dos pilotos em caso de fumaça ou intercorrências, e procedimentos foram divulgados aos empregados. O Corpo de Bombeiros auxiliou com informações técnicas para melhorar os procedimentos de combate a incêndios.

Na segunda-feira (22), a Diretoria Técnica do Metrô-DF reuniu-se com a empresa fabricante de trens para uma avaliação conjunta dos trens da série 1000. “A reunião foi produtiva, e a fabricante se mostrou aberta a colaborar”, disse Fernando Jorge, diretor técnico do Metrô-DF.

Troca de trilhos em Ceilândia

O Metrô-DF concluiu no domingo (21) a manutenção no trecho de Ceilândia, iniciada em 7 de julho. Foram trocados trilhos em um trecho de 614 metros, instalados 1.741 isoladores de fixação, 64 barras de trilho, e realizadas 68 soldas aluminotérmicas. Operações de roço e capina foram realizadas em uma área de aproximadamente 40.000 m² na região.

Créditos: Agência Brasília

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