Clientes são direcionados para páginas falsas ao buscar segunda via de conta de água na internet

-Da Redação-

12 de junho de 2024A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) está alertando seus clientes sobre golpes realizados por sites piratas, que cobram ilegalmente pela conta de água. Os sites fraudulentos se assemelham ao portal oficial da Caesb e têm sido utilizados para enganar usuários que buscam a segunda via da conta de água.

Em dois casos recentes relatados à ouvidoria da companhia, os clientes, ao procurar pela segunda via de suas contas na internet, foram direcionados para páginas falsas. Em um dos casos, o cliente pagou R$ 132 após receber um boleto gerado por um site pirata. No outro caso, o cliente percebeu o golpe ao notar que o endereço do portal não correspondia ao oficial da Caesb e fez a denúncia à empresa.

A Caesb imediatamente denunciou os sites fraudulentos ao Google, que os retirou do ar. A companhia também orientou as vítimas a registrarem um boletim de ocorrência na Polícia Civil.

A empresa reforçou o alerta sobre a segurança na navegação e lembrou que o site oficial da Caesb é www.caesb.df.gov.br. Qualquer outro endereço que não seja esse não deve ser acessado. A Caesb ainda aconselhou os clientes a sempre verificarem com atenção os dados do beneficiário antes de realizar qualquer pagamento. A companhia esclareceu também que não utiliza assessorias de cobrança para intermediar seus serviços, e os pagamentos devem ser feitos diretamente à empresa.

A Caesb aproveitou o alerta para reforçar o prazo de adesão ao programa Caesb Negocia, que oferece desconto de 99% sobre juros e multas de dívidas contraídas até 15 de janeiro de 2024. O prazo para adesão ao programa termina em 30 de junho de 2024.

Créditos: Agência Brasília

Share.