Ação busca garantir a segurança de pedestres, ciclistas e o acesso a vagas para idosos e pessoas com deficiência
Da Redação
28 de maio de 2024 – O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) realizou, nesta segunda-feira (27), uma grande operação de fiscalização com foco no combate ao estacionamento irregular em várias regiões do Distrito Federal. O objetivo da ação foi garantir a circulação segura de pedestres e ciclistas, além de assegurar que as vagas destinadas a idosos e pessoas com deficiência (PCDs) sejam respeitadas.
Áreas alvo da fiscalização
As regiões selecionadas para a operação foram definidas com base em alto fluxo de veículos e nas denúncias feitas pela Ouvidoria do Detran-DF. As equipes atuaram nas seguintes áreas:
- Ceilândia
- Guará
- Riacho Fundo e Riacho Fundo II
- Águas Claras
- Taguatinga
- Asa Sul (Comércio Local Sul – CLSs, SGAS 908 a 915, LBV/DF Star, Setor Hospitalar Sul – SHS)
- Asa Norte (Comércio Local Norte-CLNs, Setor Comercial Norte – SCN, Setor de Rádio e TV Norte – SRTVN)
- Plano Piloto (Rodoviária, Conic, Conjunto Nacional, Torre de TV, Via S2, Esplanada dos Ministérios e Anexos da Câmara dos Deputados)
Resultados da operação
A operação resultou em 465 autuações, com a maioria delas devido a estacionamento irregular, especialmente em locais proibidos ou em horários não permitidos. As infrações relacionadas ao desrespeito às vagas reservadas para idosos e PCDs representaram quase 12% do total de autuações, o que chama a atenção para a importância do cumprimento dessas normas.
Declarações e orientações
Clever de Farias Silva, diretor de Policiamento e Fiscalização de Trânsito do Detran-DF, afirmou: “O Detran-DF intensificará as operações de fiscalização em todo o DF, visando evitar que cidadãos tenham seu direito de ir e vir prejudicado por motoristas que estacionam de forma irregular”. Além disso, o Detran-DF reforçou a importância da colaboração da população, incentivando denúncias de estacionamento irregular através dos canais oficiais da Ouvidoria, disponíveis no site participa.df.gov.br ou pelo telefone 162.
Esta operação faz parte de um esforço contínuo do Detran-DF para melhorar a mobilidade e garantir o cumprimento das normas de trânsito no Distrito Federal.