Alunos do Itapoã e Recanto das Emas recebem certificados em cerimônias com atividades culturais
Da Redação
25 de maio de 2024 – Neste sábado (25), 395 alunos de seis escolas públicas do Itapoã celebraram a conclusão do programa Cidadania nas Escolas com a entrega de certificados. O evento, realizado na Praça dos Direitos e no CEU das Artes, contou com atividades lúdicas como teatrinho, cama elástica, algodão doce e pipoca, além da entrega das certificações. As escolas envolvidas foram a Escola Classe 01, 02, 203 e 502, o Centro Educacional 1 e o Centro de Ensino Fundamental Zilda Arns.
O programa, promovido pela Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF), oferece debates sobre questões importantes do cotidiano, como violência doméstica, gravidez na adolescência, bullying, exploração sexual e prevenção ao uso de drogas. As palestras e vivências visam sensibilizar os alunos e promover a troca de informações com suas famílias.
“Ao realizar o Cidadania nas Escolas, o GDF se aproxima das famílias e apoia na tarefa de educar e proteger os filhos. Esse é um trabalho conjunto com os pais e a escola para fortalecer o papel da educação na comunidade”, explicou a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani.
O pedagogo Bruno Abreu, da Sejus, explicou que as atividades são adaptadas conforme a faixa etária dos alunos, com uso de contação de histórias para os mais novos e cine debates para os mais velhos. “A ideia é abordar os temas de maneira que todos consigam compreender e refletir sobre as questões apresentadas”, afirmou.
Maria Luiza dos Santos de Araújo, de 9 anos, participante do programa, compartilhou o que aprendeu. “Agora sei como identificar o bullying e como dizer que isso não é certo”, disse.
Ainda no mesmo dia, no CEU das Artes do Recanto das Emas, 466 estudantes da região também receberam seus certificados de participação no programa, completando mais uma etapa do Cidadania nas Escolas. Desde sua criação em 2023, o programa já atendeu diversas regiões do DF, incluindo Samambaia, Santa Maria, Ceilândia, Itapoã e Recanto das Emas.