Período para solicitar isenção do Enem 2024 se inicia hoje (15)

15/04/2024 às 12:07

Interessados devem solicitar isenção até 26 de abril e justificar ausência na edição anterior

A partir desta segunda-feira, dia 15, tem início o prazo para solicitar a isenção da taxa de inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. Este período se estende até o dia 26 de abril e abrange também as justificativas de ausência na edição de 2023.

Os candidatos interessados devem realizar o pedido de isenção por meio da Página do Participante, utilizando o Login Único do Gov.br. Para aqueles que não recordam a senha da conta, é possível recuperá-la seguindo as instruções disponíveis na própria plataforma.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) estabelece a gratuidade da taxa de inscrição do Enem para os seguintes perfis:

  • Alunos matriculados na 3ª série do ensino médio em 2024 em escola da rede pública registrada no Censo Escolar;
  • Estudantes que concluíram todo o ensino médio em instituição pública ou como bolsistas integrais em escola privada;
  • Indivíduos em situação de vulnerabilidade socioeconômica, pertencentes a famílias de baixa renda com registro no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

Conforme orientações do Inep, os participantes que não compareceram aos dois dias de Enem em 2023 devem justificar a ausência caso desejem participar da edição deste ano de forma gratuita.

Segue abaixo o cronograma completo do Enem 2024:

  • Solicitação de isenção da taxa/Justificativa de ausência: de 15 a 26 de abril
  • Resultado das solicitações de isenção da taxa/Justificativa de ausência: 13 de maio
  • Período de recursos: de 13 a 17 de maio
  • Resultado dos recursos: 24 de maio

O Enem tem como propósito avaliar o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Instituições de ensino públicas e privadas utilizam os resultados do exame como critério único ou complementar em processos seletivos, além de servirem de parâmetros para acesso a programas governamentais, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Fonte: Agência Brasil