Janeiro vai continuar cinzento, e a chuva não dá, para já, tréguas. Quinta-feira esperam-se períodos de chuva “persistente e por vezes forte, passando a aguaceiros, que serão de neve nas terras altas”, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que emitiu aviso amarelo para vários distritos.
Vila Real, Porto, Setúbal, Santarém, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Aveiro, Coimbra e Braga vão estar sob aviso entre as 09h00 e as 18h00 de quinta-feira devido à previsão de chuva, que pode ser forte e persistente.
Quinta-feira não é, por isso, um bom dia para deixar o chapéu de chuva em casa. Na Grande Lisboa, conte com períodos de chuva logo a partir da manhã, “que será persistente e por vezes forte durante a tarde”. Já no Grande Porto, a chuva também chega logo ao início da manhã, mas passará a regime de aguaceiros a partir da tarde.
Quanto ao céu, vai estar muito nublado ou encoberto, com abertas no litoral Norte e Centro a partir da tarde, “que se estenderão progressivamente às restantes regiões”.
Segundo o IPMA, pode também cair neve nos pontos mais altos da serra da Estrela, descendo a cota para 1000/1200 metros de altitude no Norte e Centro no final do dia.
Prevê-se ainda uma pequena descida de temperatura, em especial da máxima.
A agitação marítima também vai motivar aviso amarelo em toda a costa portuguesa na quinta-feira. Já na sexta-feira e sábado, o litoral dos distritos do Porto, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria e Aveiro, Coimbra e Braga vão estar com aviso laranja, prevendo-se ondas de noroeste entre 0,5 a 5,5 metros.
Também por causa do estado do mar, o IPMA colocou os distritos de Faro, Setúbal e Beja a amarelo, entre a noite de quinta-feira e a madrugada de sábado.
O aviso laranja é emitido pelo IPMA sempre que existe “situação meteorológica de risco moderado a elevado, e o amarelo quando há uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.



