More
    HomeDESTAQUE SAÚDEUNICEPLAC oferece atendimentos gratuitos com foco na terceira idade no Gama

    UNICEPLAC oferece atendimentos gratuitos com foco na terceira idade no Gama

    Por Kleber Karpov

    O Centro Universitário UNICEPLAC, no Gama, está promovendo uma série de atendimentos gratuitos para a terceira idade, com destaque para os projetos EnvelheSer Ativo e Mente Ativa. As iniciativas, que envolvem alunos e professores de Fisioterapia e Psicologia, buscam promover o envelhecimento saudável, a socialização e a estimulação cognitiva para os moradores da região.

    Com o objetivo de aliar teoria e prática, os projetos oferecem um espaço de acolhimento e desenvolvimento para os idosos, ao mesmo tempo que proporcionam aos estudantes uma valiosa experiência de campo, transformando a vida da comunidade.

    EnvelheSer Ativo

    Realizado às quintas-feiras, o projeto EnvelheSer Ativo oferece exercícios físicos, estimulação cognitiva, dança e palestras com a participação de estudantes de Fisioterapia. A iniciativa busca combater o isolamento, um fator de risco para a saúde física e mental na terceira idade.

    “Projetos voltados para essa faixa etária promovem o envelhecimento ativo ao possibilitar a troca de experiências, a criação de vínculos afetivos, o aumento da autoestima e o aprendizado contínuo”, explica a professora Katiane Duarte Felix, coordenadora do projeto. “Quando o envelhecimento é visto sob uma perspectiva ativa, essa fase da vida pode ser vivida com autonomia, dignidade e qualidade. Significa continuar engajado social, física e mentalmente”, reforça.

    Mente Ativa

    No projeto Mente Ativa, alunos de Psicologia aplicam seus conhecimentos em neuropsicologia para oferecer estimulação cognitiva gratuita a pessoas com 60 anos ou mais. As atividades semanais trabalham funções como memória, atenção e linguagem, além de proporcionar um ambiente de acolhimento.

    “A iniciativa não só beneficia a comunidade local, mas também proporciona aos alunos uma oportunidade valiosa de experiência prática, permitindo aplicar seus conhecimentos de neuropsicologia no desenvolvimento, planejamento e implementação de intervenções em saúde”, destaca a professora Narjara Melo, coordenadora das atividades.

    [xyz-ihs snippet=”KLEBER-KARPOV”]

     

    mais lidos

    WeCreativez WhatsApp Support
    Sugira uma pauta ao Portal Comunicar, retornamos o mais breve possível!
    👋 Qual a sua sugestão?