Fonte: Pollyana Cabral / Foto Davidyson Damasceno / IgesDF
Emendas Orçamentárias destinadas para avanços tecnológicos e infraestrutura beneficiarão a saúde no Distrito Federal.
Na manhã desta segunda-feira (11/12), o Senador Izalci Lucas realizou uma visita ao Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF), destacando seu compromisso com a saúde pública ao destinar recursos de emendas orçamentárias para a área. Ao percorrer as instalações, o senador focou na importância dos tratamentos oncológicos e de radiologia oferecidos pelo hospital.
No encontro com o presidente do IgesDF, Dr. Juracy Cavalcante Lacerda Júnior, e com o gerente da Gerência Geral de Assistência (GEGAS) do HBDF, Dr. Guilherme Porfírio, foram discutidos temas para a melhoria da infraestrutura e aquisição de equipamentos. O senador enfatizou a relevância da tecnologia no tratamento oncológico.
De acordo com a especialista em radio-oncologia, Dra. Bibiana Gouvea, “A tecnologia na oncologia é uma aliada indispensável, e consiste em aumentar a chance de cura e diminuir o nível de toxicidade”, conforme explicado pela especialista, a importância reside no poder de aumentar a chance de cura e, simultaneamente, reduzir o nível de toxicidade. Neste caso, a tecnologia surge como uma ferramenta vital, moldando o futuro do tratamento do câncer e proporcionando conforto renovado aos pacientes.
O HBDF, referência na rede do Sistema Único de Saúde (SUS), abrange diversas especialidades, incluindo politraumas, emergências cardiovasculares, neurocirurgia, e atendimento onco-hematológico. Com os investimentos propostos por Izalci Lucas, o hospital poderá expandir sua capacidade e oferecer um serviço ainda mais completo e de qualidade.
Dr. Juracy Cavalcante, comentou sobre as melhorias em andamento: “Estamos comprometidos com avanços significativos, como a construção do novo centro cirúrgico e a ampliação dos consultórios para oncologia, visando proporcionar um atendimento de excelência à população.”
O processo de execução das emendas está previsto para iniciar em janeiro de 2024, prometendo fortalecer a saúde pública no Distrito Federal e garantir acesso a serviços de qualidade.