More
    HomeDistrito FederalNovo método elimina furo no dedo em testes para doação de sangue...

    Novo método elimina furo no dedo em testes para doação de sangue no Hemocentro de Brasília

    Substituição do teste do furo no dedo por aparelho multiparâmetro promete mais conforto e agilidade

    -Da Redação-

    12 de agosto de 2024 – A partir desta segunda-feira (12), os doadores da Fundação Hemocentro de Brasília (FHB) passarão a ser avaliados por um novo método que dispensa o tradicional furo no dedo para medir os níveis de hemoglobina. O novo processo utiliza um aparelho multiparâmetro, que faz a medição por meio de um sensor acoplado ao dedo, sem causar dor.

    A análise da hemoglobina, essencial para detectar anemia, é uma etapa da pré-triagem clínica no processo de doação de sangue. Com o novo dispositivo, além de avaliar a hemoglobina, também será possível medir simultaneamente a pressão arterial e a frequência cardíaca, tudo em menos de um minuto. Essa inovação não só torna o atendimento mais rápido, como também reduz o risco de contaminação, pois elimina o contato direto com o sangue.

    De acordo com Marcelo Jorge, diretor da Unidade Técnica do Hemocentro de Brasília, o novo método trará mais conforto aos doadores e também contribuirá para a sustentabilidade da instituição, reduzindo a necessidade de materiais como curativos, luvas e agulhas. “A picadinha no dedo sempre foi uma queixa comum entre os doadores. Com o novo aparelho, vamos proporcionar uma experiência mais confortável e também diminuir os custos operacionais”, ressaltou.

    Na semana anterior à implementação oficial, o aparelho foi testado por alguns doadores, entre eles Dayanna Freitas, brigadista e doadora de sangue desde 2010. Ela relatou que o processo ficou mais rápido e sem a dor incômoda do método anterior.

    O Hemocentro de Brasília é responsável por abastecer toda a rede pública de saúde do Distrito Federal e instituições conveniadas, como o Hospital da Criança, o Instituto de Cardiologia e Transplantes do DF e o Hospital das Forças Armadas. Para doar sangue, é necessário ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 51 kg e estar em boas condições de saúde. Mais informações podem ser obtidas no site do Hemocentro ou pelos telefones (61) 3327-4413, 3327-4447 ou WhatsApp (61) 99136-2495.

    Créditos: Agência Brasília

    mais lidos

    WeCreativez WhatsApp Support
    Sugira uma pauta ao Portal Comunicar, retornamos o mais breve possível!
    👋 Qual a sua sugestão?