Programa reconstrói, reforma e promove a reinserção de pessoas em situação de vulnerabilidade no mercado de trabalho

-Da Redação-

23 de junho de 2024 – Valmiro de Oliveira Gomes, de 39 anos, recentemente deixou a situação de rua no Distrito Federal. Atualmente, ele reside na Vila Matias, em Taguatinga, onde se casou e tem uma filha de oito meses. Valmiro concluiu o curso de capacitação de auxiliar de manutenção oferecido pelo programa RenovaDF.

Promovido pelo Governo do Distrito Federal (GDF) através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet), o RenovaDF tem transformado a vida de muitas pessoas.

Enquanto busca um emprego fixo, Valmiro realiza trabalhos temporários na feira de Taguatinga. Ele descobriu o programa no Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop).

“Sempre trabalhei como ajudante, mas não tinha muito conhecimento sobre os serviços. Aqui consegui adquirir mais experiência”, relata Valmiro. “É importante ter um emprego, e a bolsa que recebemos durante o curso ajuda bastante. Eu aprendi muito.”

Valmiro participou da revitalização de espaços como o parquinho da QSA 3/4, em Taguatinga, onde ele e seus colegas refizeram o contrapiso e os alambrados, pintaram paredes e brinquedos.

Thales Mendes, secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, destaca o impacto social do RenovaDF: “As ações mais significativas do RenovaDF são a atenção e a transformação que ele proporciona às pessoas mais vulneráveis. Muito mais que um programa voltado para o desenvolvimento econômico, ele é voltado primeiro para o desenvolvimento humano.”

Parquinho da QSA 3/4, em Taguatinga, foi renovado pelos alunos do programa do GDF

O RenovaDF é o maior programa de capacitação profissional do país, realizado em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (Senai-DF). Os cursos duram 240 horas em três meses, com aulas diárias de 4 horas.

Os alunos recebem capacitação básica em construção civil, enquanto ajudam a recuperar espaços públicos como praças, parquinhos, quadras e Vilas Olímpicas. Cada participante recebe um kit uniforme completo, lanche, Bolsa Benefício equivalente a um salário mínimo, auxílio-transporte e seguro contra acidentes.

Desde 2021, mais de 20,6 mil profissionais foram capacitados e 2,3 mil equipamentos públicos recuperados. Para o segundo ciclo de 2024, 1,5 mil pessoas foram selecionadas, incluindo 300 em situação de rua. Em 12 de junho, mais de 1,1 mil alunos se formaram no primeiro ciclo de 2024 do RenovaDF.

Robson da Silva Soares, coordenador de Projetos do Senai-DF, enfatiza o valor abrangente do programa: “É um programa muito completo. Em um único projeto, vários objetivos são alcançados. Diversos espaços públicos já foram reformados pelo RenovaDF, que qualifica profissionais em diversas áreas atuando na prática.”

Share.