Pacientes são orientados a denunciar fraudes relacionadas a procedimentos médicos gratuitos pelo SUS

-Da Redação-

17 de setembro de 2024 – O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF) emitiu um alerta para pacientes e familiares sobre tentativas de golpe envolvendo cobranças falsas por procedimentos médicos. Nas últimas semanas, a instituição identificou um aumento nos relatos de golpistas se passando por funcionários de unidades de saúde para solicitar pagamentos por exames e tratamentos que são, na verdade, oferecidos gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Arte: IgesDF

O presidente do IgesDF, Juracy Cavalcante Lacerda Júnior, reforçou que nenhuma das unidades de saúde administradas pelo instituto, como o Hospital de Base, o Hospital Regional de Santa Maria e o Hospital Cidade do Sol (HSol), cobra por serviços como consultas, exames ou tratamentos. “Todos esses serviços são fornecidos gratuitamente pelo SUS. Ao ser contatado por alguém solicitando qualquer pagamento, os pacientes devem acionar imediatamente a Polícia Civil”, afirmou.

O IgesDF destaca que seus processos seguem normas rígidas de transparência e que os colaboradores não têm permissão para exigir qualquer pagamento. Além disso, a instituição está comprometida em apoiar as autoridades para combater esse tipo de fraude.

Juracy Cavalcante reiterou o compromisso do IgesDF com a qualidade e a melhoria contínua dos serviços, assegurando que medidas estão sendo implementadas para prevenir e corrigir qualquer irregularidade nos atendimentos.

Créditos: Agência Brasília

Share.